4 de fevereiro de 2018 – 5º Domingo do Tempo Comum – Ano B

LEITURA I – Job 7,1-4.6-7

Leitura do Livro de Job

Job tomou a palavra, dizendo: «Não vive o homem sobre a terra como um soldado? Não são os seus dias como os de um mercenário? Como o escravo que suspira pela sombra e o trabalhador que espera pelo seu salário, assim eu recebi em herança meses de desilusão e couberam-me em sorte noites de amargura. Se me deito, digo: ‘Quando é que me levanto?’ Se me levanto: ‘Quando chegará a noite?’ E agito-me angustiado até ao crepúsculo. Os meus dias passam mais velozes que uma lançadeira de tear e desvanecem-se sem esperança. – Recordai-Vos que a minha vida não passa de um sopro e que os meus olhos nunca mais verão a felicidade».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 146 (147)

Refrão: Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados.

Louvai o Senhor, porque é bom cantar,
é agradável e justo celebrar o seu louvor.
O Senhor edificou Jerusalém,
congregou os dispersos de Israel.

Sarou os corações dilacerados
e ligou as suas feridas.
Fixou o número das estrelas
e deu a cada uma o seu nome.

Grande é o nosso Deus e todo-poderoso,
é sem limites a sua sabedoria.
O Senhor conforta os humildes
e abate os ímpios até ao chão.

 

LEITURA II – 1 Cor 9,16-19.22-23

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Se o fizesse por minha iniciativa, teria direito a recompensa. Mas, como não o faço por minha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confiado. Em que consiste, então, a minha recompensa? Em anunciar gratuitamente o Evangelho,
sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere. Livre como sou em relação a todos,
de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. Com os fracos tornei-me fraco,
a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens.

Palavra do Senhor.

EVANGELHO – Mc 1, 29-39

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta.
Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam qual Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

A 1ª Leitura e o Evangelho tratam hoje do grande problema do sofrimento. Não é fácil darmos resposta ao problema do mal no mundo. Hoje ainda, apesar do progresso da medicina, da ciência e da técnica, continua a haver muitos doentes de todas as idades e condições, doenças muito dolorosas, tristezas dos que envelhecem e dos que se sentem em solidão.
O sofrimento em si é um mal. Deus permite o mal mas não quer o mal do homem. Deus é pelo bem, pela felicidade, pela libertação, pela vida. Não encontramos explicação para o mal e temos que ter dele uma visão cristã. A vida de Cristo mostra-nos muito bem isto – Ele veio dar-nos a graça de poder transformar o sofrimento num bem. Já dizia o profeta Isaías o que nós hoje repetimos na aclamação do Evangelho: “Ele tomou sobre Si as nossas dores e carregou com os nossos sofrimentos”. E o trecho do Evangelho mostra bem que Jesus, depois de ensinar a Boa Nova na Sinagoga, curou a sogra de Pedro e muitos outros doentes. Mas com que poder fez Ele estas curas? Para mostrar bem a natureza da Sua Missão, Jesus retira-Se em oração para entrar em perfeita união com o Pai: Cristo liberta-nos do mal para nos levar até Deus.
À luz do Evangelho o sofrimento tem então um sentido redentor: assim como o sofrimento, a Paixão de Jesus e a Sua morte hão-de levar-nos à Ressurreição final em Cristo. Como diz São Paulo, na 2ª leitura, compete a todos nós a missão de pregar o Evangelho.
Levemos pois aos nossos irmãos a mensagem do dia de hoje: nós os que sofremos mostremos aos outros o sentido cristão das nossas dores e todos ajudemos os que sofrem para encontrarem em Cristo esse sentido.

ORAÇÃO UNIVERSAL

Caríssimos fiéis:
Oremos pela humanidade inteira, cheia de angústias e tristezas, e elevemos ao Pai celeste a nossa voz suplicante, dizendo (ou: cantando), de coração sincero:
R. Escutai, Senhor, a oração do vosso povo.
Ou: Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor.
Ou: Pela vossa misericórdia, ouvi-nos Senhor.

1. Pelo nosso Bispo N., seu presbitério e diáconos,
pelos acólitos, leitores e catequistas
e pelos que exercem algum ministério eclesial,
oremos, irmãos.

2. Pelos missionários enviados a outros povos,
pelas Ordens e Congregações religiosas
e pelos movimentos cristãos de apostolado,
oremos, irmãos.

3. Pelos povos e nações do mundo inteiro,
pela (cidade ou vila ou aldeia) em que vivemos
e por todos os seus habitantes sem trabalho,
oremos, irmãos.

4. Pelas famílias de toda a terra,
pelos jovens, suas esperanças e projectos
e por todas as crianças amadas ou maltratadas,
oremos, irmãos.

5. Pelas viúvas e pelos órfãos,
pelos que sofrem alguma doença incurável
e por todos os rejeitados deste mundo,
oremos, irmãos.

(Outras intenções: vocações ao ministério ordenado; nossos defuntos …).

Deus omnipotente e cheio de misericórdia, que, em vosso Filho, percorrestes os caminhos dos homens e libertastes de seus males as multidões, ouvi a súplica da vossa Igreja e socorrei-nos sem demora. Por Cristo Senhor nosso.

Check Also

7 de abril de 2024 – Liturgia do 2º Domingo da Páscoa – Ano B

LEITURA I At 4, 32-35 Leitura dos Atos dos Apóstolos A multidão dos que haviam …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.