4 a 7 de setembro de 2023 -47º Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica – Fátima

Fátima                         4 – 7  setembro                           2023

MINISTÉRIOS NA IGREJA SINODAL

PROGRAMA

Comissão Episcopal de liturgia e Espiritualidade seCretariado Nacional de liturgia www.liturgia.pt

Dia 4 de setembro                                                                   Segunda-feira

17.00 – Oração inicial

Saudação

Apresentação dos participantes

18.00 – Conferência:                            [Auditório]

Ministérios e sinodalidade   Prof. Borges de Pinho

Dia 5 de setembro                                                                       Terça-feira

9.45 – Ensaio na basílica da Santíssima Trindade

11.00 – Missa na basílica da Santíssima Trindade

15.00 – Formação por grupos:

1. Presbíteros e Diáconos: Luís Ribeiro (Diocese de Coimbra)
  2. Acólitos: Luís Miguel Proença Leal, (sna)
  3. Leitores e catequistas: João Peixoto (Diocese do Porto)
  4. Ministério do canto e da música: Emanuel Pacheco (snms)
  5. Ministérios não instituídos: João Duque (Braga)

16.00 – Intervalo

16.30 – Conferência:                            [Auditório]

“Eu estou no meio de vós como quem serve”

1.     Mário de Sousa (Diocese do Algarve)

17.30 – Intervalo

18.00 – Ensaio

19.00 – Vésperas na basílica da Santíssima Trindade

21.15 – Celebração Penitencial na basílica da Santíssima Trindade Dia 6 de setembro                    Quarta-feira

9.45 – Ensaio na basílica da Santíssima Trindade

15.00 – Formação por grupos:           [Continuação do dia anterior]

16.00 – Intervalo

16.30 – Conferência: [Auditório] O Papa Francisco e a renovação dos ministérios instituídos    P. Pedro Santos (Diocese de Coimbra)

17.30 – Intervalo

18.00 – Ensaio

19.00 – Vésperas na basílica da Santíssima Trindade

Dia 7 de setembro                                                                     Quinta-feira

9.45 – Ensaio

15.00 – Conferência: [Auditório]         Espiritualidade litúrgica

dos serviços e ministérios   P. Carlos Aquino (Diocese do Algarve)

16.00 – Sessão de encerramento:[ Auditório]

16.30 – Vésperas no Centro Pastoral

*********************************************************************************************************

Os leigos, possuidores da idade e das qualidades determinadas por decreto da Conferência episcopal, podem, mediante o rito litúrgico, ser assumidos de modo estável para desempenharem os ministérios de leitor e de acólito [Cân. 230 § 1].

Segundo a tradição da Igreja, chamam-se ministérios às diversas formas que os carismas assumem quando são reconhecidos publicamente e postos à disposição da comunidade e da sua missão de modo estável… [Carta do Santo Padre Francisco ao Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, 10-01-2021].

O variar das formas de exercício dos ministérios não ordenados, não é a simples consequência no plano sociológico, do desejo de se adaptar à sensibilidade ou à cultura das épocas e dos lugares, mas é determinado pela necessidade de permitir a cada Igreja local/particular, em comunhão com todas as outras e tendo como centro de unidade a Igreja que está em Roma, viver a ação litúrgica, o serviço dos pobres e o anúncio do Evangelho na fidelidade ao mandato do Senhor Jesus Cristo. É tarefa dos Pastores da Igreja reconhecer os dons de cada batizado, orientá-los também para ministérios específicos, promovê-los e coordená-los, para fazer com que concorram para o bem da comunidade e para a missão confiada a todos os discípulos [Papa Francisco, Carta ao Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé sobre o acesso das mulheres aos ministérios do leitorado e do acolitado, 10 de janeiro de 2021].

O ministério de Catequista é um “serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas pelo Ordinário do lugar, mas desempenhado de maneira laical como exige a própria natureza do ministério” [Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Carta aos Presidentes das Conferências Episcopais, 3 de dezembro de 2021, nº 1].