31 de março de 2019 – 4º Domingo da Quaresma – Ano C

A nota comum às três leituras deste domingo, é o amor do Pai, que salva aqueles que o procuram.
Salva o povo israelita do cativeiro, porque o ama, e porque, apesar das suas fraquezas e desânimos, ao longo da travessia do deserto, esse mesmo povo se vai mantendo fiel. Salva cada um de nós, apesar das quedas e fracassos, se O procurarmos, com o desejo sincero de reconciliação.
A parábola que ouvimos é rica em imagens que nos ajudam a conhecer quem somos e a descobrir quem é o Deus que nos salva.
Através das três personagens que nela intervêm, o que quererá Jesus revelar-nos, e como nos interpela Ele…hoje?
Aquele pai que sofre, sem dúvida, com a decisão tomada pelo filho mais novo de se afastar de casa, mas não o impede de o fazer; que espera, com paciência, que o filho regresse por sua vontade; que tudo perdoa e se alegra no instante em que ele dá o primeiro passo para o reencontro; este pai é uma imagem – ainda imperfeita, porque apenas humana- do Pai que temos nos céus. Ele, o Deus omnipotente, criou-nos para que vivêssemos em comunhão com Ele, na vida, para um dia habitarmos na Sua morada. Mas deixa que cada um escolha o seu próprio caminho, que decida aderir a Ele, ou afastar-se d’Ele. Deixa-nos livres, mas responsáveis pelas escolhas que fazemos. E perdoa aos que reconhecem os seus erros, porque nos ama, com amor infinito.
Seria bem diferente a nossa vida, e o mundo à nossa volta, se procurássemos identificar-nos com este Pai – que nos criou à Sua semelhança e nos quer Seus filhos, semelhantes a Ele- na medida das nossas capacidades e dos nossos limites. Talvez seja o momento de nos interrogarmos sobre a «qualidade» do nosso amor. Será ele capaz de «sobreviver» a uma injustiça, uma ingratidão, à indiferença de quem considerávamos amigo? Continuaremos a amar quem nos magoou com as suas atitudes – um filho, um familiar, um amigo? Ou deixar-nos-emos invadir pelo ressentimento que nos impede de perdoar?
Se, por vezes, nos custa tanto perdoar, é porque ainda são sabemos amar verdadeiramente. E então não será difícil identificarmo-nos com o filho mais velho da parábola. Também ele não tinha ainda aprendido a amar. Cumpria os seus deveres por obrigação, servia o pai por dever, mas não comungava com ele na vida. Não partilhou a sua angústia, quando o irmão mais novo se afastou; como não partilhou a alegria do pai, quando o irmão regressou a casa.
É que o amor verdadeiro revela-se na comunhão de vida. Deus ama-nos assim: chamando-nos a partilhar da Sua vida, a vida da graça, e partilhando a nossa, ao assumir, em Jesus, a nossa humanidade.
Todos nós desempenhámos já o papel do filho mais novo – ressentidos, porque as «nossas» virtudes não são devidamente apreciadas- mas também … quantas vezes! O do filho mais novo. Ele toma a decisão de se afastar do pai e viver uma falsa e aparente liberdade. Falsa e aparente, porque ao pensar apenas em satisfazer o seu prazer, ele se torna escravo de si mesmo. E uma liberdade falsa traz, mais tarde ou mais cedo, a desilusão. O filho pródigo sentiu-a; mas teve a coragem de reconhecer o seu erro, e acreditar no amor do pai. Por isso regressou a casa, com a esperança de ser acolhido de novo.
A parábola repete-se, com cada um de nós no lugar deste filho. A todo o momento temos de optar entre a nossa vontade e a de Deus, entre os nossos critérios e os d’Ele. Acontece nas coisas mais simples do dia-a-dia – no trabalho, na escola, na família, no descanso e divertimento. Pecamos, quando conscientemente rejeitamos a vontade de Deus e voluntariamente nos afastamos d’Ele. O pecado é sempre um «corte de relação» – da nossa relação com Deus que é fonte de vida e nos faz felizes.
Para este afastamento só há um remédio: a reconciliação. Procura-la é um ato de liberdade, que supõe o reconhecimento do pecado e a vontade de reencontrar nessa «corrente de amor» que nos une ao Pai.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.