30 de novembro de 2014 – 1º Domingo do Advento – Ano B

Iniciamos hoje, com o 1º Domingo do Advento, um novo Ano Litúrgico. E iniciamo-lo preparando-nos para a vinda do Senhor.

Ele virá até nós no Natal que se aproxima. Ele virá ao nosso encontro quando chegar ao fim a nossa vida terrena.

SOCIEDADE DE CONSUMO

A agitação aí está. E o barulho, também. E as luzes frenéticas, igualmente. É assim que a nossa sociedade vive os grandes acontecimentos. Ou melhor: é assim que a nossa sociedade se sabe aproveitar dos grandes acontecimentos.

Sim, porque há necessidade de se vender mais, cada vez mais. Há necessidade de se consumir mais, cada vez mais… E para isso há que gritar na rádio, na televisão, na internet, nos altifalantes para que todos ouçam bem em casa, na rua, em toda a parte. Há que acender muitas, muitas luzes em simultânea, intermitentemente para que as pessoas vejam bem aquilo que não precisam mas são forçadas a comprar…

E nós, ingenuamente, lá nos deixamos levar na onda. Na onda que dizíamos nunca nos seduzir…

O Natal vai ser assim para muitas pessoas.

OS CRISTÃOS NO MUNDO

E tu, e eu, e nós, cristãos, também vamos viver desta forma as festas do Natal?

Não, não pode ser. Temos de ser diferentes.

Não deixemos endurecer o nosso coração. Arrependamo-nos das nossas faltas. Peçamos perdão ao Senhor (1ªLeitura).

O Senhor sabe que nós sem Ele, não conseguimos concretizar os bons propósitos que formulamos. Por isso, está sempre pronto a ajudar-nos nas horas de entusiasmo como nas horas de angústia e solidão.

Mantenhamo-nos fiéis ao Senhor hoje e sempre. Ele nos «Tornará firmes até ao fim» (2ª Leitura) se Lhe pedirmos essa graça. E por que não pedi-la todos os dias da nossa vida? Que ao acordar agradeçamos ao Senhor o dom da vida. Que durante o dia façamos tudo por Seu amor. Que antes de adormecer Lhe ofereçamos o nosso coração.

AO ENCONTRO DO SENHOR

Jesus vem ao nosso encontro. Como outrora na gruta de Belém em dia de Natal. Ele virá ao nosso encontro, quando menos o esperarmos, no fim da nossa vida terrena (Mc 13,33-37).

Vivamos cada dia do Advento, cada dia da nossa vida como se fosse o último neste mundo.

Isto significa que temos de afastar o mal e praticar o bem, temos de ser honestos, justos, sinceros, bons, esforçando-nos por ser santos.

O nosso exemplo irá contagiar os outros. Também eles viverão santamente o Natal. Também eles deixarão de viver o materialismo, o hedonismo, o consumismo. O mundo tornar-se-á melhor.

Que Maria Santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nos acompanhe neste caminhar de Advento.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.