Iniciamos hoje, com o 1º Domingo do Advento, um novo Ano Litúrgico. E iniciamo-lo preparando-nos para a vinda do Senhor.
Ele virá até nós no Natal que se aproxima. Ele virá ao nosso encontro quando chegar ao fim a nossa vida terrena.
SOCIEDADE DE CONSUMO
A agitação aí está. E o barulho, também. E as luzes frenéticas, igualmente. É assim que a nossa sociedade vive os grandes acontecimentos. Ou melhor: é assim que a nossa sociedade se sabe aproveitar dos grandes acontecimentos.
Sim, porque há necessidade de se vender mais, cada vez mais. Há necessidade de se consumir mais, cada vez mais… E para isso há que gritar na rádio, na televisão, na internet, nos altifalantes para que todos ouçam bem em casa, na rua, em toda a parte. Há que acender muitas, muitas luzes em simultânea, intermitentemente para que as pessoas vejam bem aquilo que não precisam mas são forçadas a comprar…
E nós, ingenuamente, lá nos deixamos levar na onda. Na onda que dizíamos nunca nos seduzir…
O Natal vai ser assim para muitas pessoas.
OS CRISTÃOS NO MUNDO
E tu, e eu, e nós, cristãos, também vamos viver desta forma as festas do Natal?
Não, não pode ser. Temos de ser diferentes.
Não deixemos endurecer o nosso coração. Arrependamo-nos das nossas faltas. Peçamos perdão ao Senhor (1ªLeitura).
O Senhor sabe que nós sem Ele, não conseguimos concretizar os bons propósitos que formulamos. Por isso, está sempre pronto a ajudar-nos nas horas de entusiasmo como nas horas de angústia e solidão.
Mantenhamo-nos fiéis ao Senhor hoje e sempre. Ele nos «Tornará firmes até ao fim» (2ª Leitura) se Lhe pedirmos essa graça. E por que não pedi-la todos os dias da nossa vida? Que ao acordar agradeçamos ao Senhor o dom da vida. Que durante o dia façamos tudo por Seu amor. Que antes de adormecer Lhe ofereçamos o nosso coração.
AO ENCONTRO DO SENHOR
Jesus vem ao nosso encontro. Como outrora na gruta de Belém em dia de Natal. Ele virá ao nosso encontro, quando menos o esperarmos, no fim da nossa vida terrena (Mc 13,33-37).
Vivamos cada dia do Advento, cada dia da nossa vida como se fosse o último neste mundo.
Isto significa que temos de afastar o mal e praticar o bem, temos de ser honestos, justos, sinceros, bons, esforçando-nos por ser santos.
O nosso exemplo irá contagiar os outros. Também eles viverão santamente o Natal. Também eles deixarão de viver o materialismo, o hedonismo, o consumismo. O mundo tornar-se-á melhor.
Que Maria Santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nos acompanhe neste caminhar de Advento.