Na primeira leitura, Deus perguntou a Salomão o que desejava, e ele soube escolher: «um coração compreensivo para distinguir o bem do mal». Como Salomão, muitos homens souberam escolher aquilo que agradava a Deus e sentiram a alegria de encontrar o Reino de Deus.
A Palavra de Deus neste domingo convida-nos a olhar para a nossa atitude perante a vida. Que é mais importante para nós? Que nos move? Que escolhas fazemos, não só nos momentos de decisões importantes, mas também no dia a dia?
Nas parábolas do tesouro escondido e da pérola preciosa, o Senhor diz-nos que o Reino de Deus é o bem maior da nossa vida, mais importante que todos os outros bens e que deve ser sempre colocado em primeiro lugar.
Há momentos da nossa vida em que é necessário escolher entre Deus ou qualquer outro bem, como um bom emprego, um bom negócio, saúde.
Deus não quer que o homem despreze os outros bens, mas que não os faça mais importantes que o Reino de Deus e esteja, por isso, pronto a sacrificá-los ou pô-los de lado, quando for essa a vontade de Deus.
O segredo da vida do cristão, está, pois, em saber distinguir o que Deus quer e aderir à vontade Divina.