3 de abril de 2016 – 2º Domingo da Páscoa -Ano C

O Domingo é um dia de festa pascal, um dia de ação de graças. O coração do Domingo é a Santa Missa que vamos celebrar. Demos graças ao Senhor «pelas riquezas inesgotáveis do Batismo com que fomos purificados, do Espírito em que fomos regenerados e do Sangue com que fomos redimidos» (Coleta).

1. «Na tarde daquele dia, o primeiro da semana…Jesus veio colocar-se no meio deles e disse-lhes: ‘A paz esteja convosco!’». (Evangelho)

Jesus apareceu ressuscitado no primeiro dia da semana, dia que, por isso, foi chamado pelos cristãos o «Dia do Senhor»: «A Igreja, por uma tradição apostólica que tem a sua origem no próprio dia da Ressurreição de Cristo, celebra o Mistério Pascal todos os oito dias, no dia que com razão se chama o dia do Senhor ou Domingo» (S. Concilium, n.º 106).

No Domingo devem reunir-se os cristãos para agradecer a Deus o Dom inefável da Salvação e alimentar a sua fé e a sua esperança, ouvindo a Palavra de Deus e participando na Eucaristia. Dia festivo por excelência, é um dia de alegria e de repouso, dia de contemplação e de ação de graças. Assim fizeram os onze Apóstolos a partir da Ressurreição de Cristo: «Oito dias depois, estavam os discípulos novamente lá dentro…veio Jesus…colocou-Se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco’» – diz o Evangelho de hoje.

A reunião dos cristãos é uma necessidade, sobretudo ao Domingo, para tomarem consciência pessoal da redenção, dar testemunho do Salvador ante os demais e gozar de uma especial presença de Cristo Ressuscitado.

1. «Todos se encontravam no Pórtico de Salomão, unidos pelos mesmos sentimentos» (1.ª Leitura).

A característica que distinguirá para sempre os discípulos de Cristo, os cristãos de todos os tempos, é o amor mútuo e a união de sentimentos: «Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35).

Que bem puseram em prática este amor fraterno os primeiros cristãos. Amavam-se uns aos outros de modo afetuoso  e forte, através do Coração de Cristo. Tinham um só coração e uma só alma. Tertuliano, um escritor do século II, transmitiu-nos o comentário dos pagãos, comovidos ao presenciarem esse comportamento exemplar dos cristãos, tão cheio de atrativo sobrenatural e humano: «Vede como eles se amam» – repetiam.

O principal apostolado dos discípulos de Cristo, o seu melhor testemunho de fé é contribuir para que dentro da Igreja e na Sociedade se respire esse clima de autêntica caridade, a exemplo desses primeiros cristãos.

1. «Porque Me viste, acreditaste. Felizes os que acreditam sem terem visto» (Evangelho).  São Tomé é bem-aventurado porque acreditou, depois de ter tocado. O Senhor, olhando para o futuro, proclama ainda mais bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam: aqueles que apoiam a própria fé na sua Palavra, no seu Evangelho, não se baseando na prova dos sentidos.

Como foi proclamado na 2.ª leitura tomada do livro do Apocalipse, Jesus afirma de Si: «Eu sou o Primeiro e o Último, Aquele que vive. Conheci a morte, mas eis-Me aqui vivo pelos séculos dos séculos. E tenho as chaves da Morte e da morada dos mortos». N’Ele, a morte e a vida enfrentaram-se como num grandioso duelo e venceu a Vida: Ele mesmo é a Vida. O mistério pascal é precisamente um mistério de morte e de vida: uma passagem da morte para a vida.

Passemos também nós, pela firmeza da fé e da verdade revelada, da morte espiritual provocada pelos nossos pecados, para a graça divina que nos faz viver na luz, como ressuscitados para uma vida nova. Sejamos testemunhas críveis e corajosas de Cristo ressuscitado, passemos da incredulidade para a fé que é exigida em todos aqueles que querem ser verdadeiros cristãos. A fé exprime-se na paz interior; por esta razão o Senhor repete aos discípulos: «A paz esteja convosco» (Jo 20, 19; 20, 21).