29 de setembro de 2021- Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

Os Anjos são Mensageiros enviados por Deus para guardar e proteger a humanidade. Conhecemos a sua existência e a sua missão através da Bíblia. Entre «miríades de miríades de Anjos», hoje celebramos a festa dos Santos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael. Além das funções próprias de todos os Anjos, eles aparecem-nos, na Escritura Sagrada, incumbidos de uma missão especial. São Miguel significa «Quem como Deus?» Tem a missão de protector do Povo de Deus. São Gabriel significa «Deus é a minha força». Ele vem anunciar a vinda do Deus forte. É o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento de S. João Baptista e revela à Virgem Maria o mistério da divina Maternidade. São Rafael significa «Medicina de Deus». O autor sagrado do livro de Tobias apresenta este Arcanjo como protector e companheiro de viagem do jovem Tobias. Aparece ainda como um médico que oferece a medicina para curar a cegueira do velho Tobite.

Honrando os Anjos, nós exaltamos o poder de Deus, “Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis”.

Vereis o Céu aberto

A Bíblia conforta-nos, falando da bondade de Deus, enviando os seus Anjos para nos auxiliarem nas lutas que travamos nesta terra. São muitas as páginas que nos revelam as manifestações angélicas, favorecendo a humanidade. O Profeta Daniel lembra-nos que os Anjos são em número incontável: “Miríades de miríades.” Podemos viver tranquilos. O autor da Carta aos Hebreus, também nos conforta, afirmando que “os Anjos são mensageiros de Deus junto daqueles vão ser herdeiros do Reino dos Céus, herdeiros da salvação.” (Heb. 1-14) No Livro do Êxodo, lemos estas palavras reconfortantes: “Vou enviar um Anjo à tua frente, para te proteger no caminho e te conduzir ao lugar que preparei para ti. Respeita a sua presença e escuta a sua voz; não lhe desobedeças.” (Êxodo, 23,20). Somos agradecidos e damos graças a Deus: “Bendito seja o Senhor, que enviou o seu Anjo e libertou os seus servos, que n’Ele confiaram.”  (Dan 3,28) 

Por sua vez, no Evangelho de hoje Jesus afirma a Natanael, um homem sem fingimento, “vereis o céu aberto e os Anjos de Deus, subindo e descendo.” No livro do Génesis podemos ler: “Jacob teve um sonho e viu uma escada ligando a terra ao Céu. Por ela subiam e desciam os Anjos de Deus.” (Gen 28,12) Nós também acreditamos que “os puros de coração verão os Anjos de Deus”, subindo e descendo para nos assistirem, porque somos filhos de Deus. Jesus confidenciou-nos: “ O próprio Pai Vos ama.” (Jo 16,27) Por isso, os Anjos nos amam e nos ajudam. Jesus, por nosso amor, aniquilou-se até à morte, oferecendo ao Pai a sua vida. Não admira que os santos Anjos nos prestem assistência. “Digo-vos isto para que tenhais maior confiança nos santos Anjos e invoqueis com maior familiaridade o seu auxílio. Há muitas coisas que agradam aos santos Anjos: sobriedade, castidade, pobreza voluntária e orações com lágrimas. Mas, o que acima de tudo exigem de nós, é a união e a paz. Será, porventura, estranho que eles ponham as suas delícias principalmente nestas virtudes que reproduzem uma certa imagem da sua cidade e que lhes permitem admirar uma nova Jerusalém na terra?” (S. Bernardo, Liturgia das Horas, Ofício de Leituras, 10 de Junho)

 

São Miguel, São Gabriel, São Rafael

São Miguel

Na Bíblia, encontramos muitas referências a São Miguel Arcanjo. No Livro do profeta Daniel ele é chamado de “grande príncipe, que se levanta em favor dos filhos do povo de Deus” (Dan 10,13). São Miguel Arcanjo ajuda os Israelitas durante os setenta anos de cativeiro na Babilónia. O Profeta Daniel queria que o seu povo soubesse que Deus não se tinha esquecido deles: “Nos últimos tempos surgirá Miguel, o grande chefe dos Anjos, que protege os filhos do seu povo. Nesse tempo virá a salvação.” (Dan 12,1) No Apocalipse, S. João narra a grande batalha no céu, quando os anjos perversos, comandados por Lúcifer, se revoltaram contra Deus, e como São Miguel Arcanjo, à frente dos Anjos fiéis, derrotou os anjos do mal e os expulsou do Céu. “Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, juntamente com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu.  (Apoc, 12, 7-8) 

São Miguel é o Anjo da humildade. O se nome é de origem hebraica e significa “Quem é como Deus?” São Miguel Arcanjo também defende e protege com sua espada o Povo de Deus da nova Aliança, como defendeu o Povo Bíblico: “O Príncipe do reino da Pérsia resistiu por vinte e um dias. Mas Miguel, um dos maiores Príncipes veio em meu auxílio.” (Dan 10,13) “Nos últimos tempos surgirá Miguel, o grande chefe dos Anjos, que protege os filhos do teu povo” (Dan 12,1). Em comunhão com toda a Igreja podemos rezar a oração escrita pelo Santo Padre Leão XIII: São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, cobri-nos com o vosso escudo contra a malícia e ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos, que Deus sobre ele impere e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo poder divino, que vos foi dado, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amém.

São Gabriel

É citado várias vezes na Bíblia; foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de vários impérios mundiais e a vinda do Messias: “Aqueles enormes animais são quatro reis que se hão-de erguer da terra… Os que irão receber o Reino são os santos do Altíssimo. Possuirão esse Reino para sempre e eternamente.” (Dan 7,15-27) «Enquanto eu estava orando, apareceu Gabriel da parte de Deus e falou-me: Daniel presta atenção. Vim para te dar sabedoria e entendimento. Estão decretadas setenta semanas sobre o teu povo para fazer cessar a transgressão, para expiar a iniquidade e trazer a justiça eterna e para ungir o Santo dos Santos (Dan 9,21-24)

São Gabriel foi o embaixador escolhido por Deus para trazer do Céu à terra a mais sublime de todas as mensagens: Veio anunciar o nascimento de Jesus, o Filho do Altíssimo. Antes da Anunciação à Virgem Maria, apareceu a Zacarias para lhe anunciar o nascimento de seu filho João, que havia de preparar os caminhos do Senhor: “Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor, mas o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor.” (Cf Lucas 1,5-17) “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus e fui enviado para te dar esta Boa Nova.” (Lucas 1:19)

Anunciação à Virgem Maria: “Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo’. Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e seu Reino não terá fim.” (Lucas 1:26-38)

 

São Rafael

Rafael significa Medicina de Deus. O Arcanjo Rafael é citado no Livro de Tobias. No capítulo quinto encontramos o início das aparições: “Tendo saído, deparou-se-lhe o Anjo Rafael, sem demonstrar, todavia, ser um anjo de Deus”. No capítulo seguinte, vemos o Arcanjo, dando instruções a Tobias para apanhar um grande peixe que o tentava devorar. O Anjo ordenou-lhe que o apanhasse e tirasse o fel, que, mais tarde, seria usado para curar o pai Tobite, devolvendo-lhe a visão. No fim da sua missão, o Arcanjo dá-se a conhecer. Apresenta-se como um dos sete Anjos de Deus: “Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão diante da majestade do Senhor. Bendizei e cantai a Deus. É tempo de voltar para junto d’Aquele que me enviou.” (Tob 12,15.18)

Senhor, dirigi os nossos passos, por meio dos vossos Santos Anjos, no caminho da justiça e da paz!

Check Also

21 de abril de 2024 – 4º Domingo da Páscoa | Domingo do Bom Pastor -Novos Acólitos

Neste solene dia na nossa Igreja Paroquial tivemos o Rito da Investidura de 4 novos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.