Jesus veio tornar-nos filhos de Deus pelo Batismo. Somos filhos pequenos mas contamos com a ajuda dos anjos e arcanjos. Eles estão aqui também connosco, ensinando–nos a louvar ao Senhor.
O mundo é uma grande catedral! Criado por Deus, cumpre-lhe proclamar, através de todos os seres da criação, as glórias do Senhor. Os Céus e a Terra, os seres visíveis e invisíveis, toda a natureza, na sua linguagem possível, louva, agradece e suplica ao Senhor. Louva a grandeza e a bondade do Senhor; agradece todos os benefícios concedidos; suplica, humilde e confiantemente, a proteção do Senhor.
O catecismo Católico diz: «A existência dos seres espirituais, não corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama Anjos. É uma verdade de Fé. (…) são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais».
Os Anjos louvam continuamente a Deus, são Seus mensageiros e nossos protetores.
A Sagrada Escritura só nos indica o nome de 3 Anjos:
– São Miguel cujo nome significa: «Quem como Deus?»
– São Gabriel: «Fortaleza de Deus».
– São Rafael: «Medicina de Deus».
São Gabriel é o Anjo das boas novas. É o Anjo enviado por Deus à Virgem Maria para lhe anunciar que era Ela a escolhida para a Mãe de Deus e pede-lhe o consentimento. Fiat, exclama a Senhora do Sim; e o Verbo se fez Carne e habitou entre nós.
São Rafael aparece como o bom companheiro do jovem Tobias: protetor que o livra dos perigos e invertem no seu casamento e na cura do pai, livrando-o da cegueira.
Na leitura alternativa da missa de hoje do Apocalipse se descreve a alegria nos Céus pela vitória a favor de Deus que São Miguel e seus Anjos travaram contra aqueles que se tornaram em Diabos.
São muitos os Anjos. A 1ª leitura nos ensina que milhares de milhares – os Anjos – O serviam, e centenas de milhões se encontravam na Sua presença.
Com o refrão da missa, digamos: na presença dos Anjos, Vos hei-de cantar, Senhor.
Do Evangelho de São João se conclui que os Anjos terão uma presença ativa, na glorificação de Jesus.
Natanael vem ao encontro de Jesus e fica admirado de Ele já o conhecer e quando lhe diz: «Eu vi-te, antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, faz uma solene profissão de Fé: Tu és o Filho de Deus» o Senhor acrescenta: «vereis o Céu aberto e os Anjos de Deus a subir e descer por cima do Filho de Deus».
Irmãos, que este dia, nos leve a respeitar os Anjos e duma forma especial o nosso Anjo da Guarda.
Louvemos a Deus que na Sua grande misericórdia nos deu tão preciosos advogados e poderosos intercessores. Aprenda cada um de nós a andar na presença do Senhor. Assim seja.