28 de fevereiro de 2016 – 3º da Quaresma Ano C

Deus é «Aquele que é». A transcendência de Deus e a Sua grandeza não O levam a esquecer-se do homem que criou. O Senhor é clemente e cheio de compaixão.

Deus viu a situação dos judeus no Egipto e libertou-os, servindo-se de Moisés.

Pode aludir-se às palavras que Deus usa para ser apresentado aos judeus por Moisés: «Eu sou Aquele que sou». Deus é o ser necessário e absoluto. O ser a cuja essência pertence a existência. «Eu sou um ser inefável, indefinível através de qualquer nome».

Reparemos em algumas expressões usadas por Deus no diálogo com Moisés: «Eu vi a situação miserável do meu povo no Egipto».

Como Deus desce ao nível do homem: vê… «Eu vi». Como isto é belo. Deus atento aos pequenos pormenores da vida do seu povo… «A sua situação é miserável». «Eu escutei o seu clamor provocado pelos opressores». «Conheço as suas angústias». «Quero levá-lo para uma terra boa e espaçosa, onde corre leite e mel».

Será que Deus, hoje, agora, não está a ver-nos, aqui, com algum sacrifício, também cheio de problemas? Para nós Deus é Aquele que nos ama como Pai e nos quer salvar.

Também hoje, agora, quer-nos mais felizes, mas não é possível sem a colaboração de todos. São muitos os que vivem longe de Deus e que são os novos opressores.

Durante a saída do Egipto, e a travessia do deserto, o povo de Deus viu coisas extraordinárias!

Qual foi a atitude do povo de Deus para com o seu Deus? A ingratidão. «A maior parte não agradou a Deus» (segunda leitura). As consequências foram graves. Deus corrige os seus filhos como um bom Pai.

Hoje está a acontecer o mesmo. O homem tem tudo e isso não o aproxima de Deus. Está a afastar-se de Deus.

No Santo Evangelho vemos a parábola da Figueira. «Já não dá figos há três anos». «Vamos cortá-la». «Ficará mais um ano».

Também nós já vivemos várias Quaresmas sem dar frutos de conversão, sem Confissão Pascal, nem Comunhão. Quando nos decidimos a mudar? Rezemos uns pelos outros. Não critiquemos. As críticas nada resolvem. Rezemos, sacrifiquemo-nos. Deus fará o resto. Não deixemos de confiar a Nossa Senhora os casos mais delicados.

Check Also

OFEREÇO-TE A MINHA TRISTEZA

Há quem, por estar triste, julgue que não presta, menos ainda para se dar a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.