LEITURA I – Deut 4,32-34.39-40
Moisés falou ao povo, dizendo: «Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus crio o homem sobre a terra. Dum extremo ao outro dos céus, sucedeu alguma vez coisa tão prodigiosa? Ouviu-se porventura palavra semelhante? Que povo escutou como tu a voz de Deus a falar do meio do fogo e continuou a viver? Qual foi o deus que formou para si uma nação no seio de outra nação, por meio de provas, sinais, prodígios e combates, com mão forte e braço estendido, juntamente com tremendas maravilhas, como fez por vós o Senhor vosso Deus no Egipto, diante dos vossos olhos? Considera hoje e medita no teu coração que o Senhor é o único Deus, no alto dos céus e cá em baixo na terra, e não há outro. Cumprirás as suas leis e os seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para seres feliz, tu e os teus filhos depois de ti, e tenhas longa vida na terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 32 (33)
Refrão: Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança.
A palavra do Senhor é recta,
da fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a rectidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor.
A palavra do Senhor criou os céus,
o sopro da sua boca os adornou.
Ele disse e tudo foi feito,
Ele mandou e tudo foi criado.
Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome.
A nossa alma espera o Senhor:
Ele é o nosso amparo e protector.
Venha sobre nós a vossa bondade,
porque em Vós esperamos, Senhor.
LEITURA II – Romanos 8,14-17
Irmãos: Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adopção filial, pelo qual exclamamos: «Abba, Pai». O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com ele seremos glorificados.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO – Mt 28,16-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara.
Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e fazei discípulos de todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».
Palavra da Salvação.
REFLEXÃO:
Deus não é um ser solitário, perdido do infinito. É uma comunidade de Amor. Uno na essência e trinitário nas Pessoas. Foi Jesus, o Verbo de Deus, que veio revelar aos homens o Amor do Pai para que o temor desapareça e dê lugar ao Amor. Para podermos compreender a dimensão do Seu Amor, serve-se das encantadoras parábolas do filho pródigo, da dracma perdida e da ovelha tresmalhada. Se Ele nos ama assim, de quem poderemos ter medo? O Pai não é um Senhor justiceiro e vingativo, que está atento ao nosso mais pequeno deslize para severamente o castigar. Ele não está distante de nós, perdido nos espaços siderais e indiferente aos nossos sofrimentos e angústias, mas aguarda com paciência o nosso regresso quando nos desviamos do Seu caminho. Todavia, isto não pode ser motivo para abusarmos da Sua Misericórdia. Se Ele é assim para connosco mais nos devemos empenhar por corresponder a esse Amor, que gratuitamente nos é oferecido. Que diríamos de um filho que se apoiasse na certeza do amor e do perdão de seu pai para com mais facilidade o desgostar e magoar?
O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo no Espírito Santo. Deste modo se afirma a unidade da Santíssima Trindade e se proclama solenemente na Igreja, um só Deus que está acima de tudo, atua em tudo e está em tudo. Está acima de tudo como o Pai, princípio e origem; atua em tudo por meio do Verbo e está em tudo no Espírito Santo.
Jesus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, a Palavra que se fez carne, o Cordeiro imolado que generosamente dá a vida por todos e cada um de nós, faz do Pai o referencial absoluto da Sua existência. “O meu alimento é fazer a vontade de meu Pai”. N’Ele está selada a Nova e Eterna Aliança com os homens. N’Ele temos o único modelo a imitar porque Ele próprio se identifica como sendo o Caminho, a Verdade e a Vida. Tudo n’Ele é manifestação da ternura do Olhar do Pai sobre nós.
O Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o laço de união entre o Pai e o Filho. É por meio d’Ele que podemos dizer que Jesus é o Senhor e que só n’Ele e por Ele seremos salvos. Tudo o que é bom, tudo o que é amor, criação e redenção é por Ele insuflado. Foi Ele que, no mistério da Encarnação, cobriu Maria com a Sua sombra e repousou sempre sobre Jesus. Provêm d’Ele como Seus frutos, a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a magnanimidade, a mansidão, a fé a modéstia, a continência e a caridade.
ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS
Caríssimos irmãos e irmãs: Elevemos a nossa oração a Deus Pai, que revelou ao mundo o seu grande amor no dom do Filho e do Espírito Santo, e digamos (ou: e cantemos), cheios de confiança:
R. Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.
Ou: Senhor, Pai Santo, escutai-nos.
Ou: Ouvi, Senhor, a nossa súplica.
1. Pelas Igrejas do mundo inteiro
que acreditam no mistério da Santíssima Trindade,
para que vivam na Comunhão da qual nasceram,
oremos, irmãos.
2. Pelos governantes e legisladores,
para que não ponham obstáculos à liberdade
a que Deus chama os homens pelo seu Espírito,
oremos, irmãos.
3. Por todos os povos e nações da terra,
para que recebam a palavra de Deus e o Baptismo
e reconheçam em Jesus Cristo o Salvador,
oremos, irmãos.
4. Por todos aqueles que vivem no sofrimento,
envolvidos por conflitos ou por doenças,
para que sintam a graça e a consolação do Espírito Santo,
oremos, irmãos.
5. Pelos membros da nossa comunidade (paroquial),
para que, guardando os mandamentos do Senhor,
tenham longa vida e encontrem a felicidade,
oremos, irmãos.
(Outras intenções: todas as famílias da paróquia; nossos familiares defuntos …).
Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, escutai com bondade as orações que o Espírito Santo pôs em nossos lábios e dai-nos a graça de fazermos sempre a vossa vontade. Por Cristo Senhor nosso.