27 de agosto de 2017 – 21º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Quem é Jesus?

Hoje, na oração sobre as oblatas, pedimos ao Senhor: «pelo único sacrifício de Cristo…concedei-nos na Vossa Igreja, a graça da unidade e da paz». E a liturgia da Palavra expõe uma rica doutrina cristológica e eclesiológica: Cristo é o Filho de Deus vivo, e a Igreja é uma comum-unidade fundamentada sobre Paulo. Este é rocha firme por virtude de Cristo, único fundamento, que confia a Pedro e, sob a sua presidência, aos Apóstolos, a tarefa de ser garantia da presença de Cristo Mestre e Pastor.
A comparação das chaves e o abrir e fechar são apresentados como um precedente do Antigo Testamento em relação a Mateus. São Paulo convida-nos a mergulharmos na contemplação da infinita sabedoria divina que conduz a história para uma meta de salvação.
Os textos deste Domingo podem ser sintetizados na pergunta: «Quem é Jesus?». A resposta virá na medida em que as pessoas se identificam com Ele e se comprometem com o Seu evangelho. Por este esforço de identificação e de compromisso tornamo-nos capazes de vencer as forças do mal em nós, na comunidade e na sociedade.
Em Pedro e nos seus sucessores devemos ver o ponto de união da comunidade que Cristo edificou com a Sua vida, morte e ressurreição.
Ninguém tem acesso à compreensão do messianismo de Jesus se não tiver um compromisso sério de seguimento e de identificação com Cristo e o Seu evangelho.