25 de março de 2020 – Solenidade da Anunciação do Senhor

Daqui a nove meses será o Natal do Senhor. Por isso a Igreja celebra hoje a Sua concepção no seio virginal de Maria. Estamos, porém, em plena vivência quaresmal, a caminho da Páscoa da Ressurreição.

Virá a propósito celebrar a Anunciação do Senhor quando estamos prestes a celebrar a Sua paixão e morte na Cruz? Sim! Jesus veio ao mundo exactamente para dar a vida por nós. Esse mistério é actualizado na Celebração da Eucaristia.

Jesus veio até nós

Ao longo dos séculos os homens começaram a esquecer o caminho do bem para viver longe de Deus, ofendendo-O com o pecado e caminhando deste modo para a condenação eterna.

Jesus que vive desde sempre com o Pai e o Espírito Santo quis vir até nós, com a Sua misericórdia infinita, para nos salvar.

Este acontecimento sublime foi preparado por Deus, convidando o Seu povo, através dos profetas, à conversão, à penitência e à oração.

O Profeta Isaías referiu que o Messias nasceria de uma Virgem, como nos recorda a Primeira Leitura.

Celebramos o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro. Por isso, nove meses antes, 25 de Março, festejamo-l’O ao ser concebido no seio virginal de Maria Santíssima.

Vivamos sempre com Jesus

Jesus vem até nós. Vamos ao Seu encontro. O caminho a percorrer não é nada fácil. Porquê?

Porque há pessoas que ainda estão à espera que Ele venha ao mundo.

Porque há pessoas que não acreditam em Jesus.

Porque há pessoas que O substituíram por outros deuses.

Porque há cristãos que se separaram, afirmando que eles é que são fiéis a Cristo.

Porque há católicos apenas de nome sem viverem a sério a verdadeira doutrina de Jesus.

Mas também há muitos irmãos nossos que cumprem com muita fé a doutrina do Senhor. São os santos de todos os tempos que continuam a ser uma referência para todos nós.

Procuremos em união com o Senhor afastar aquilo que O ofende: o pecado. Façamos unicamente o que Ele quer de nós: o bem. Cumpramos a Sua vontade como Ele cumpriu a vontade do Pai ( Segunda Leitura ).

Amemo-l’O com todo o nosso coração. Anunciemo-l’O com o exemplo e testemunho ao mundo.

Não esqueçamos nunca a presença amorosa da Mãe de Jesus na nossa vida.

A Mãe de Jesus está connosco

Se Nossa Senhora não tivesse dito sim ao Anjo enviado por Deus na Anunciação, o que teria acontecido?!…

Ao aceitar ser Mãe de Jesus, dizendo «Faça-se em Mim segundo a Tua Palavra» (Evangelho), Maria tem presente todo o mistério da Salvação: Jesus que é concebido pelo poder do Espírito Santo em Seu seio puríssimo; Jesus que vai fundar a Igreja; Jesus que nos proporá a Sua doutrina; Jesus que oferecerá a Sua vida na Cruz para nos salvar; Jesus que ressuscitará glorioso para tornar felizes eternamente no Céu aqueles que O amam na Terra.

Maria é também nossa Mãe. Como somos felizes por sermos Seus filhos! Há precisamente cem anos Ela veio ao nosso encontro, aparecendo a Jacinta, Francisco e Lúcia em Fátima. Ali deixou uma mensagem de salvação para a humanidade. Desde então Fátima é o Altar do Mundo.

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.