25 de maio de 2025 – 6º Domingo da Páscoa – Ano C | Do Evangelho o Espírito Tira sempre coisas novas.

Uma leitura apressa do Evangelho de hoje pode dar a impressão de nos encontrarmos perante uma série de frases desligadas entre si e dos problemas da nossa vida. O trecho, porém, não é de maneira nenhuma confuso ou abstrato, é apenas muito denso. Procuremos traduzi-lo em termos simples.
Comecemos por esclarecer a frase do v.25: Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. É evidente que aqui não é o Jesus histórico quem fala, mas o Ressuscitado, o Senhor que se dirige às comunidades cristãs do tempo de João, submetidas à dura prova da perseguição, perturbadas pelos abandonos, infidelidades, heresias incipientes e, sobretudo, desiludidas pelo esperado, e falhado, regresso do Senhor. Enquadrado nesta perspectiva, passemos agora à análise do trecho.
A afirmação inicial: «Quem me ama…» deve ser enquadrada no contexto. Um dos discípulos – Judas (não o Iscariotes) – dirigiu a Jesus uma pergunta: «Por que é que Tu te queres mostrar apenas a nós e não a toda a gente?».
Em Israel todos esperavam um Messias que, realizando gestos espetaculares, causasse admiração a toda a gente.
Perante a atitude humilde e modesta com que Jesus sempre se apresentou – não gritou, não fez ouvir pelas praças a sua voz, não quis que os seus milagres fossem divulgados – os apóstolos muitas vezes se puseram a questão que, durante a Última Ceia, em nome de todos, é formulada por Judas.
Também os familiares de Jesus, que viviam em Nazaré, nunca entenderam a sua absurda atitude de procurar esconder-se. Um dia disseram-lhe: «Vai para a Judeia a fim de os teus discípulos verem as obras que fazes! Pois ninguém faz nada às escondidas, se pretende tornar-se conhecido. Se fazes coisas destas, mostra-te ao mundo.
Também os cristãos das comunidades da Ásia Menor, no final do I século, não entendem a razão pela qual o Senhor não regressa sobre as nuvens do céu para manifestar, de forma clamorosa, quem Ele é e o que Ele é capaz de fazer.
A estas dúvidas e incertezas Jesus responde: «Quem me ama guardará a minha palavra e o meu o meu Pai o amará. Nós viremos a Ele e faremos nele a nossa morada. Quem me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou». Jesus quer manifestar-se, juntamente com o Pai, não através de prodígios, mas vindo habitar nos discípulos.
É preciso estar atento para não materializar esta afirmação. Para entendê-la é necessário referir uma outra frase pronunciada por Jesus durante a Última Ceia. Respondendo a Filipe diz: «É o Pai que, estando em mim realiza as suas obras. Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede-o, ao menos, por causa dessas mesmas obras».
Jesus traz como prova da sua unidade com o Pai as obras que Ele faz. Não se refere aos milagres, como talvez sejamos levados a pensar. Ele nunca faz apelo aos prodígios para demonstrar ser «uma coisa só» com o Pai; refere-se a tudo aquilo que faz.
Os seus gestos são sempre e só obras de amor, tendem a libertar o homem de todo o tipo de escravidão a que está submetido: do pecado, da doença, da superstição, da discriminação religiosa e social. Mas esta obra de libertação é a mesma que, segundo o Antigo Testamento, o Senhor fez em favor do seu povo. Israel conheceu o seu Deus como o protetor dos últimos, dos débeis, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas. Se Jesus faz estas ações, quer dizer que Deus está nele e Ele em Deus.
O que significa então que Jesus e o Pai habitam em nós? Significa que, depois de ter ouvido a palavra do Evangelho, nós recebemos a vida de Deus, o seu Espírito e somos levados a fazer as mesmas obras de Jesus e do Pai, tornando-nos agora nós libertadores do homem. Por isso não é difícil reconhecer se e quando numa pessoa estão presentes e operando Jesus e o Pai.

Check Also

O silêncio é louvor

«Para Ti, o silêncio é louvor» – Quando na semana passada abordamos o tema do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.