25 de fevereiro de 2018 – 2º Domingo da Quaresma – Ano B

Hoje são-nos apresentadas as duas figuras de Abraão e de Jesus. Abraão chamado a sacrificar Isaac.
Deus envia Jesus à terra para nos salvar morrendo na cruz.
Através da provação e da obediência de Abraão este recebe a promessa renovada e reforçada (primeira leitura). Através da morte, Jesus chega à Ressurreição e à direita do Pai (segunda leitura). E o anúncio da paixão de Jesus, que é seguido da Glória, anunciada na transfiguração (Evangelho).
É esta a mensagem. Um Deus que age, que realiza.
Uma mensagem para todos os que esperam o reino de Deus.
Mensagem sobretudo para os que lutam por uma convivência humana mais justa, mais honesta, mais digna.
Para estes a mensagem é um apelo à coragem. Deus age e vai realizar o Seu plano.
Convida-nos a colaborar. Como?
Começando pelo próprio ambiente familiar… aceitando cada um como é, dando a cada um o amor que nos vem de Deus.
Na vizinhança, estando atentos às necessidades do próximo saudando-o com um sorriso comunicativo e ouvindo-o.
No trabalho profissional ou noutro, pela seriedade da sua execução, pelo contacto amigo entre colegas e pelo respeito pelos chefes. Enfim, em todos os pormenores do nosso dia a dia.
Cristo pede a cada um de nós que tenhamos uma atitude de fé nas nossas vidas.
Precisamos de ter coragem. Precisamos de nos enchermos de Deus na oração, na recepção dos Sacramentos, na leitura da Palavra de Deus.
Deus é Pai, ama-nos e está atento às nossas necessidades, dá-nos forças para o testemunharmos.
Vamos pois fazer essa experiência.

«Se temos Deus por nós, quem poderá estar contra nós?» Como diz São Paulo: «Avante, pois!».

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.