25 de dezembro de 2022 – Solenidade do Natal do Senhor

Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, e, como tal, em tudo igual ao Pai e ao Espírito Santo, Deus verdadeiro, por nosso amor, fez-se homem, incarnando no Ventre Puríssimo da Virgem Santa Maria. Hoje temos a dita, de mais uma vez, celebrarmos o aniversário do Seu nascimento no Presépio de Belém. É o maior acontecimento que a história da Humanidade regista. Fala-nos do Amor infinito que Deus nos tem e garante-nos que não estamos sós nos caminhos da vida. Não podemos mesmo estar melhor acompanhados. Quantos motivos para o vivermos com muita alegria! Vamos fazê-lo com todo o entusiasmo, fé e amor.

1.     O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz.

Esta noite escura, que é também das mais longas do hemisfério norte, está profundamente iluminada por milhares e milhares de luzes espalhadas por todo o mundo cristão. Todas elas, simbolizam essa outra Luz, vinda ao mundo há mais de dois mil anos, cujo nascimento estamos, com muito júbilo, a celebrar – Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por experiência, sabemos que a luz ilumina, aquece, congrega e, em todos, inspira segurança, amor e alegria. Tudo isso, e, com a maior magnanimidade, nos veio trazer Jesus, o verdadeiro Príncipe da Paz, a verdadeira Luz do mundo.

Estamos aqui para, dentro das nossas modestas limitações, celebrar e exprimir5 essa imensa alegria, que deve inundar as nossas vidas e manifestar a consequente e necessária gratidão, a Quem tanto nos amou e continua a amar.

2.     A urgência deste anúncio de fé aos homens de hoje.

Apesar de já terem passado vinte séculos sobre o Nascimento do Salvador, penhor da verdadeira segurança e da alegria da humanidade, muitos são ainda aqueles que não acordaram para tão sublime e impensável realidade. Esse desconhecimento leva-os a percorrer tantos caminhos errados, causadores de tantas desgraças e insegurança, de tantas lágrimas e de verdadeiro retrocesso social. A corrução, ódios, vinganças, injustiças, atos de terrorismo, abortos, infidelidades, não respeito pelas leis santas do matrimónio, com recurso a anticoncetivos, não aceitação de filhos, etc, etc, são tudo sinais da escuridão das consciências em que grande parte do mundo mergulhou. Como este mundo, que Deus criou e tanto ama, precisa de ser iluminado pela verdadeira Luz, cujo Nascimento hoje celebramos!

3.     Como concretizar este tão necessário e feliz anúncio.

Para o podermos concretizar, Jesus desde o Seu nascimento proclama bem alto o caminho que devemos percorrer. As trevas existentes no mundo são consequência da cegueira provocada pelo orgulho dos homens. “Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração”, nos afirmará Jesus mais tarde, mas que já demonstra e ensina com o Seu Nascimento. Não é por acaso que nasce num curral de animais, no meio da maior pobreza, que escolhe para Mãe a Virgem Maria, Imaculada desde a Sua Conceição e que aceita por Pai adotivo, um homem justo – S. José.

Para anunciarmos esta maravilha aos homens que ainda a desconhecem, é necessário e urgente que primeiro sejamos nós a encontra-la e vivê-la. Só o conseguiremos concretizar, imitando Jesus, sendo humildes, puros, castos, cumpridores da vontade de Deus.

Foi aos humildes e desprezados pastores que em primeiro lugar Ele se revelou. E foram ainda os humildes que ouviram os Anjos cantar “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. Só os humildes têm capacidade de captar este anúncio, esse prodígio de AMOR, para depois, com convicção e entusiasmo, o poderem proclamar aos que ainda o desconhecem.

Como os pastores, pertencemos ao número daqueles que Jesus escolheu para este tão feliz anúncio ao mundo que ainda O desconhecem. Não podemos perder esta oportunidade que nos é dada. Vamos fazê-lo, com muito entusiasmo, fé e amor:  Nasceu o nosso Salvador! Homens estais salvos! Voltai-vos para o Senhor que tanto vos ama.