QUEM É O MEU PRÓXIMO?

A Quaresma é ir ao essencial. Evitar o inútil, o supérfluo, aquilo que nos empecilha, que se torna pesado para caminhar bem nos passos de Jesus até à Grande Semana dos Cristãos por toda a parte do mundo.
Meditemos na Paixão, na Morte e na Ressurreição de Jesus Cristo. Nesta caminhada, eis a interrogação de Jesus: «Quem é o próximo desta vítima da violência dos homens, abandonada à beira do caminho? Esta torna-se a nossa interrogação essencial hoje: quem é o meu próximo?
A parábola do Bom Samaritano é para nós um grande exemplo. Jesus é exemplo para nós, é de um lado vítima, porque é inocente pregado numa cruz, e é o Salvador, esse estrageiro que vê a vítima e vem em seu socorro. O essencial para nós é ver e ir ao socorro daqueles que são atirados para a borda do caminho, nas nossas famílias, nas nossas aldeias, no nosso bairro… E agir em nome do Evangelho que nos abre os olhos; e ao mesmo tempo saibamos encontrar Jesus no pobre e no desprezado.
É desse modo que o Ressuscitado se dirige a Paulo no caminho de Damasco: “Eu sou Jesus, aquele que tu persegues». Eis pois, a questão essencial para um encontro essencial com Jesus Cristo.

Fonte:
Rosário de Maria