8 de janeiro de 2018 – Festa do Batismo do Senhor

Vivemos a festa do Natal e as celebrações dos últimos dias, em torno da Sagrada Família, perante o Jesus Menino, perante Jesus, na Sua vida silenciosa, escondida, em Nazaré.

Surpreende-nos, talvez, que Jesus Cristo, Filho de Deus, sem pecado algum se aproxime de João Baptista e esponda ao seu apelo para o batismo – sinal de conversão. Batizar-se, Jesus Cristo? Porquê, se não tinha pecado algum, se vivia tão unido ao Pai?
O Batismo de Jesus é o prolongamento da encarnação, do Seu nascimento.
Jesus Cristo nasceu da Virgem Maria, fez-Se homem no meio dos homens e não quis em nada «estar à margem», ficar à parte da nossa humanidade, tão pobre, tão sofredora. Por isso, mesmo sem pecado, numa atitude de solidariedade para com a humanidade pecadora, aproxima-Se de João Baptista e recebe o batismo de conversão, que significa mudar de vida, caminhar noutra direção. Jesus Cristo fez isso porque amava todos os homens, sem excepção, sem rejeitar ninguém.
Por isso passou fazendo o bem.
E é no Seu Batismo que Jesus Cristo é proclamado pelo Pai como Seu Filho, é pelo Batismo que Jesus Cristo, aberto ao Espírito Santo, parte anunciando a Boa Nova, o amor de Deus, a todos os homens.
E nós? Também nós fomos batizados, recebemos o Espírito Santo e também a nós Deus chamou para realizar uma Missão, seja qual for o nosso estado – casados ou solteiros, jovens ou adultos, novos ou velhos – na nossa família, no nosso trabalho, na escola, na cidade ou aldeia, com os nossos amigos – temos que viver como batizados, como pessoas que querem viver o Evangelho de Jesus Cristo e anunciá-lo com as suas vidas.
É esse o grande compromisso e missão do nosso Batismo: viver em Igreja, na alegria de sermos filhos de Deus, comprometidos com os homens nossos irmãos, trabalhando pela Paz, pela justiça, pela construção de um amor fraterno, fiéis aos ensinamentos de Jesus. Nem sempre é fácil mas não estamos sós: está connosco o Espírito Santo, que nos ajuda e dá força.