24 de junho de 2024 – Solenidade de São João Baptista

Nascimento de João Batista

«Antes de te formar no ventre materno Eu te escolhi» ( Jer 1,5 ). Estas palavras ditas pelo Senhor ao Profeta Jeremias, aplicam-se perfeitamente ao grande santo cujo nascimento hoje festejamos.

Seu pai, Zacarias, sacerdote do Antigo Testamento, recebeu a mensagem do Anjo: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho ao qual porás o nome de João» ( Evangelho da Missa da Vigília ) .

Quando esse filho, concebido no seio de Isabel, nasceu, houve grande alegria e festa naquela família. Esse menino recebeu o nome de João ( Evangelho da Missa do Dia ) .

Isabel e Zacarias, já de idade avançada, reconhecidos, agradecem a Deus, o seu querido João. Ele vai passar uma infância como os outros meninos. Mas, quando crescer, terá uma missão importantíssima: anunciar ao mundo o Messias Salvador.

S. João Batista prega com a palavra e a vida

João Batista anunciou Jesus com a palavra e a vida. Apresentou-se, dizendo: «Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor» ( Jo 1, 23 ).

E que bem ele concretizou esta missão. Dava conselhos a todos: « Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo » (Lc 3, 11 ) …

Quando o queriam aclamar, apontava o Messias que anunciava: « Eu não sou digno de Lhe descalçar as sandálias » ( Mt 3,11 ).

Podia exercer um cargo importante na vida se adulasse Herodes. Mas não podia fazê-lo. Ele dava mau exemplo. Herodíades, com quem vivia, não era sua esposa. João Batista confrontou-o com esse pecado. Por isso recebeu dos dois a sentença de morte…Foi mártir por defender e proclamar a Doutrina de Jesus.

Se tivesse cedido à tentação do poder e não tivesse seguido Jesus, quem recordaria hoje João Batista?!…Oferecendo a vida a Jesus, morrendo por Seu amor, João Batista continua hoje a ser uma referência para a humanidade inteira.

 

Jesus está connosco para O Anunciarmos ao mundo

Também nós somos chamados a viver como bons cristãos, seguindo o caminho da perfeição e santidade.

As seduções para escolher outros caminhos são constantes…

A corrupção continua a verificar-se. Há quem ocupe cargos que não merecia. Há quem seja rico com o dinheiro que não ganhou honestamente. Há quem se intitule famoso sem ter nenhumas qualidades. Há quem conquiste postos de comando para humilhar os outros. Há quem viva em infidelidade permanente…

 Agora, somos nós os continuadores da missão de S. João Batista.

Deus não nos falta com as Suas graças. Ele criou o mundo tão belo para nele vivermos bem. Mas os homens conspurcaram a beleza do mundo.

Não desanimemos. Afastemos o ódio, a violência e a guerra.

Ajudemos os que vivem na pobreza ou miséria.

Defendamos as crianças. Que nenhuma seja vítima do aborto. Que sejam respeitadas na sua inocência!

Que os idosos possam viver com dignidade até ao fim! E que não morram com a eutanásia mas vão ao encontro do Senhor quando Ele os vier buscar.

O Senhor chamou-nos ainda antes de nascermos, ou seja, desde toda a eternidade. Ofereçamos-Lhe o nosso coração e nossa vida. Dêmos testemunho d’Ele no mundo.

Que felicidade, um dia, podermos encontrar S. João Batista, todos os Anjos e Santos para, com Maria Santíssima, nossa querida Mãe, adorarmos, louvarmos e amarmos o Senhor para sempre no Céu!

Check Also

23 de junho de 2024 – 12º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Que palavra tem o direito de esperar do cristão quem vive dramas pessoais e familiares …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.