24 de junho de 2015 – Solenidade de São João Baptista

Hoje é dia de S. João. Quisemos organizar as nossas atividades, reservando um espaço para participarmos na Eucaristia. Fizemos bem. S. João Baptista intercederá por nós para que, como ele, também cumpramos a vontade do Senhor.

Recordando o nascimento de S. João Baptista

Foi um nascimento anunciado. Zacarias soube pelo Anjo que ia ser pai. Como a Deus tudo é possível, Isabel, sua esposa, apesar de ser estéril e de idade avançada, iria ser mãe.

O Anjo Gabriel, na Anunciação, disse à Virgem Maria que a sua parente Isabel tinha concebido há seis meses. Nossa Senhora foi logo visitá-la para lhe fazer companhia e ajudá-la. O menino que Isabel tinha no seu seio exultou de alegria ao pressentir a Mãe de Jesus.

É sempre enternecedora a vinda ao mundo duma criança inocente! Quando João Baptista nasceu, vizinhos, amigos e muitas pessoas quiseram vê-lo, felicitando seus pais (Lc 1, 5-66).

Pensemos nas nossas crianças

Vinte e um séculos se passaram e hoje, quando tantas crianças não chegam a nascer porque alguém cometeu o crime abominável do aborto, nós queremos lembrar a todas as mães este facto lindo em que um menino se manifesta feliz mesmo antes de nascer. Quem ousará ainda pôr fim à sua vida?!…

Quando nasce uma criança todos fazemos conjeturas sobre o seu futuro: será boa, será feliz, será instruída, será santa?! Também neste nascimento aconteceu o mesmo. Muitas pessoas diziam:«Quem virá a ser este menino?».

Não sabemos se todas essas pessoas ouviram a pregação de João Baptista quando preparou os caminhos do Senhor. Nós sabemos pelo Evangelho que foi o Precursor de Jesus, batizou-O no rio Jordão, viveu sempre para Ele.

Imitemos e invoquemos S. João Baptista

Queremos imitá-lo no amor à verdade, na denúncia dos erros e dos vícios, na coragem em cumprir a missão que Deus lhe confiou, na rectidão da sua vida.

Se tivesse adulado Herodes talvez recebesse em troca um cargo importante. Quem o recordaria hoje por isso?!… Mas João Baptista teve a ousadia de dizer a Herodes que não podia ter consigo a mulher de seu irmão… Essa foi a causa do seu martírio (Mc 6, 17-29).

Oxalá os esposos sejam mutuamente fiéis e amigos dos filhos! A sociedade será bem melhor se as famílias forem felizes.

Neste terceiro milénio precisamos de cristãos que, à semelhança de S. João Baptista, sejam exemplares, procurem corrigir o que está mal, apontem caminhos de esperança e trabalhem pela Paz.

Que S. João Baptista interceda para que consagremos como ele a nossa vida ao Senhor no serviço aos irmãos! Esperamos encontrá-lo um dia para com ele, com a Virgem Maria, com os santos e os anjos gozarmos a felicidade eterna com o Senhor no Céu.

São João Baptista continua a ser hoje para todos nós um exemplo a imitar. Contemos com a sua intercessão para nos santificarmos e para anunciarmos ao mundo que a Salvação se encontra no Senhor.

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.