22 de maio de 2016 – Solenidade da Santíssima Trindade

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Com esta invocação iniciamos a celebração da Eucaristia bem como outras celebrações litúrgicas e atos de piedade. Assim devemos igualmente começar o nosso dia e o nosso trabalho.

Foi com estas palavras que, no Batismo, fomos consagrados à Santíssima Trindade e feitos templos, habitação de Deus. Hoje, solenidade da Santíssima Trindade, é bom que renovemos, com plena convicção, as promessas do Batismo.

Deus infinitamente prefeito em Si e bem-aventurado em Si mesmo, num desígnio de bondade criou livremente o homem para o tornar participante da sua vida bem-aventurada. (C.I.C. 1)

É com estas palavras que abre o Catecismo da Igreja Católica para vincar que a vida do homem há-de seguir nesta linha, conhecer e amar a Deus, agora na fé e depois face a face na visão beatífica. Sempre e em toda a parte, Deus está perto de nós, chama-nos e ajuda-nos a procurá-l’O, a conhece-l’O e a amá-l’O.

Esta certeza há-de despertar, em nós confiança em cada uma das Três Pessoas da Santíssima Trindade, mistério central da nossa fé.

Confiança em Deus Pai

O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado (Símbolo de Santo Atanásio) .

É Pai. Esta palavra basta para despertar em nós uma confiança sem limites .

Bem-aventurado o homem que deposita a sua confiança no Senhor lembra o Profeta (Jer 17, 7). É como arvore plantada à beira do caminho, bem irrigada e que dá frutos em abundância. Com que claridade nos explica as vantagens de confiar no Criador. Deus é todo poderoso e remunerador, será grande no Céu a vossa recompensa (Lc 6, 23) .

O Senhor é rico em misericórdia (Ef 2, 4). A tal ponto que ficamos estupefactos. Jonas, alude, ao perdão dado aos ninivitas, desabafa irritado eu bem sabia que sois um Deus misericordioso e clemente (Jn 4, 1). Saberemos compreender, sermos capazes de ver toda a luz que se desprende desta verdade: somos filhos de Deus! Saber fruí-la, saber viver dela. Viver primeiro da graça, como filhos de Deus. Esta é a santidade.

Confiança em Deus Filho

O Filho provém do Pai, não foi feito nem criado mas gerado (Símbolo de Santo Atanásio)

O Redentor do mundo, por sua morte e ressurreição , fez tudo por nós. Ele vem para nos redimir e dar-nos exemplo de vida. Recorda S. João; Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que não pereçam os que n’Ele crêem mas tenham a vida eterna. (Jo 3, 16)

Há tantos passos na vida de Jesus que nos convidam a confiar n’Ele. Deixou-nos a Sua vida, o Seu exemplo, a Sua palavra, os milagres; os Sacramentos. Em particular a Sua presença Eucarística; Eu estou convosco até ao fim do mundo(Mt 28, 20). Que mais é preciso para confiarmos em Deus, Filho?

Os primeiros Cristãos viviam esta doutrina: Cristo é a vossa vida (Col 3, 4) refere S. Paulo, por isso a vida espiritual destes era tão simples e fecunda. Fazer de Jesus a nossa vida, o modelo a imitar, o amigo a quem confiamos os nossos planos, problemas e segredos. É necessário reflectir a miúdo: Jesus minha vida, em Vós confio.

Confiança em Deus Espírito Santo

O Espírito Santo provem do Pai e do Filho, não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Seu amor (Símbolo de Santo Atanásio).

1. Paulo perguntava aos Coríntios, e, agora, a cada um de nós: não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Cor 3, 16). Isto significa ter dentro de nós uma chama, uma luz, água (C.I.C. 694 e seg.).

Nesta celebração peçamos ao Senhor que nos ajude, sempre, a buscar as fontes donde brota a vida verdadeira. Confiemos no Espírito Santo. A Sua habitação na nossa alma em graça deve ser um estímulo constante para evitar tudo quanto a possa manchar – pensamentos, palavras, acções e omissões.

Como podemos compaginar a presença, em nós, do Divino Espírito Santo com certos pensamentos; juízos temerários, criticas, palavras maliciosas, olhares menos puros excessos de comida e bebida ?

Se formos fieis à graça do Espírito Santo, Ele nos elevará como faz com todas as almas que O escutam, que O compreendem, que O contristam.