16 de outubro de 2016 – 29º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Ao longo da semana há vários acontecimentos sobre os quais refletimos. Por isso é sempre bom vir à Igreja para nos encontrarmos com o Senhor, para ouvirmos a Sua Palavra e por ela orientarmos a nossa vida.

Vida de oração

A oração faz parte da nossa vida. Ou, se quisermos ser mais precisos, toda a nossa vida deve ser oração.

Deus criou-nos porque nos ama. É um dever de gratidão manifestar-Lhe o nosso reconhecimento. Nada merecíamos. Por isso é com humildade sincera que Lhe rezamos, afastando de nós o orgulho.

Como Moisés (primeira leitura) também nós pedimos ao Senhor que nos defenda dos perigos e nos proteja durante toda a nossa vida.

No Evangelho Jesus conta-nos a parábola da viúva que não deixa o juiz sem que ele resolva a grave injustiça que contra ela foi praticada. Deste modo o Senhor nos ensina a rezar sempre sem nunca desanimarmos.

Que a Missa seja tudo na nossa vida. A Liturgia das Horas santifica-nos todo o dia. De manhã pedimos as bênçãos do Senhor. O trabalho, o divertimento e o descanso transformam-se em oração.

Peçamos aos santos que rezem connosco e peçam ao Senhor por nós. Mantenhamos uma devoção especial à Virgem Maria. A oração diária do Rosário é uma forma de Lhe mostrarmos o nosso amor filial.

Vida de apostolado

Os cristãos não podem ser egoístas. Os cristãos procuram anunciar Jesus Cristo ao mundo. A cada um de nós é dirigida a recomendação de São Paulo a Timóteo (segunda leitura): «Proclama a Palavra, insiste a propósito e fora de propósito…».

Que o Papa continue a sua acção missionária e apostólica em todo o mundo a fim de animar os cristãos e chamar para a Igreja todos os que nela querem entrar!

Que os Bispos não se calem perante o mal que atormenta o nosso povo. Que denunciem os erros e apontem o melhor caminho!

Que os Padres evitem o escândalo, se esforcem por serem santos e sejam verdadeiros Pastores junto do povo que lhes está confiado!

Que os pais saibam transmitir valores aos filhos para que não se deixem escravizar pela droga, pelo hedonismo, pelo consumismo!..

Que os catequistas, com o exemplo e o ensino, orientem as crianças e os jovens para Jesus Cristo!.

Que os meios de comunicação social da Igreja e os jornalistas católicos apontem o que de bom acontece no mundo para servir de estímulo a todos os que desejam uma sociedade mais justa e fraterna!

Que os leigos a exercer cargos governativos sejam os melhores no serviço às pessoas que os elegeram!

Que os cristãos sempre e em toda a parte se lembrem que Jesus Cristo quer continuar, através deles, a Sua acção salvadora no mundo!

Assim, todos unidos na mesma Fé, afastaremos ódios, guerras, crime e pecado, construindo um mundo de felicidade, alegria, paz e Amor.