21 de janeiro de 2018 – 3º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Na Liturgia da Palavra encontramos Jesus Cristo no início da Sua pregação. Durante séculos o povo judeu, no meio de guerras, sofrimentos, esperara o Messias, e dessa espera fala-nos o Antigo Testamento. Podemos perceber um pouco o que foi essa espera de séculos, se imaginarmos as pessoas que no meio do sofrimento, físico e moral, esperam uma palavra amiga que as ajude. Foi assim que o povo judeu foi descobrindo a paciência, a fidelidade, a bondade e a misericórdia de Deus. Assim, alimentando a sua esperança, esperavam a vinda do Messias. Com a vinda de Jesus essa espera terminou.
O que temos a fazer agora não é esperar o Messias, é segui-‘Lo, sermos discípulos e deixarmo-nos conduzir pelo Evangelho.
E Jesus Cristo, neste texto chama homens para serem apóstolos. Chamou pessoas simples, trabalhadores que se dispuseram a segui-‘Lo, e esse chamamento foi o ponto de partida para a Igreja.
Esse chamamento repete-se hoje para cada um de nós, de tal modo que estes momentos em que nos reunimos para escutar a Palavra de Deus devem ser sinal do nosso compromisso de apóstolos vivido no dia-a-dia. Cada um de nós, batizado, é chamado, é escolhido para anunciar o Reino de Deus, um reino onde há justiça, caridade, onde não há lugar para zangas, invejas, rivalidades. Jovens ou velhos, trabalhando na aldeia ou na cidade, estudando na escola, todos nós somos chamamos a seguir Jesus tal como os primeiros apóstolos.
E, se às vezes nos parece difícil trabalhar pela justiça, pela verdade, com caridade, se nos é difícil perdoarmos e sermos irmãos, lembremo-nos que não estamos sós – Jesus Cristo está presente na nossa vida e nunca nos abandona.
Temos que estar vigilantes, muito atentos à presença de Jesus Cristo na nossa vida, atentos a todas as ocasiões em que podemos contribuir para a alegria e bem estar dos que nos rodeiam, atentos a odos os chamamentos de Deus para nos empenharmos na construção do Reino. Uma pergunta aos adolescentes e jovens da nossa comunidade:
Que fazem da vossa vida? Que atenção dão ao chamamento de Deus na vossa vida?
Que testemunho dão? Que apóstolos são, quer na escola, quer na família, quer no trabalho?
Neste mesmo texto Cristo afirma que o Reino já veio. Então, e o sofrimento, a miséria, a fome e a violência que encontramos à nossa volta? Que reino é esse? É um reino em que Deus atua por intermédio do cristão que chama ao compromisso, descobrindo que ninguém se pode desinteressar dos outros, que ninguém pode viver apenas para si.

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.