LEITURA Is 7, 10-14
Leitura do Livro de Isaías
Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova». Então Isaías disse: «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens, para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL 23 (24), 1-2.3-4ab.5-6 (R. 7c e 10b)
Refrão: Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso.
Ou: O Senhor virá: Ele é o rei da glória.
Do Senhor é a terra e o que nela existe,
o mundo e quantos nele habitam.
Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre as águas.
Quem poderá subir à montanha do Senhor?
Quem habitará no seu santuário?
O que tem as mãos inocentes e o coração puro,
que não invocou o seu nome em vão nem jurou falso.
Este será abençoado pelo Senhor
e recompensado por Deus, seu Salvador.
Esta é a geração dos que O procuram,
que procuram a face do Deus de Jacob.
LEITURA II Rm 1, 1-7
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo. A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO Mt 1, 18-24
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’».
Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
É grande a instabilidade que o mundo de hoje atravessa. Como é importante encontrarmos a tão desejada segurança na vida! Ela é-nos oferecida pela fé n´Aquele que é todo poderoso e nos ama com amor infinito. Feliz de quem n’Ele acredita. É essa fé que aqui mais uma vez nos congrega.
1. Venha o Senhor: é Ele o Rei glorioso!
No momento particularmente difícil que o mundo presentemente atravessa, como é importante tomar consciência de quem nos pode e quer valer! “Venha o Senhor: é Ele o Rei glorioso!”. Assim afirmámos repetindo o refrão do Salmo intercalar da Missa de hoje. E de fato assim é. Tal já foi revelado há mais de dois mil anos. Encontrar e aderir convictamente a esse reino, é assegurar a tranquilidade, o verdadeiro progresso social e humano e a alegria de viver. Tudo isso acontece, pois este Rei é omnipotente e ama-nos com amor infinito. O Seu reino é glorioso e eterno. É diferente dos reinos deste mundo. Diferente para muito melhor, como a história dos reinos terrestres e vida dos Santos, como experimentou e viveu S. Francisco de Assis, o confirma. Apesar de tão aliciante e seguro tantos ainda o desconhecem. Como é urgente divulgá-lo!
Este reino bendito e tão desejado é um Reino de Amor. Os seus súbditos são apenas os que sabem amar. O amor, neste reino bendito, surge como o “habitat” natural dos que o querem usufruir. E amar é estar ao serviço dos outros, como o Mestre divino, Jesus, nos ensinou: “Vim para servir e não ser servido”. Nos afirma Ele, que é o Senhor do Céu e da Terra, lava os pés aos Apóstolos e está sempre ao lado dos mais necessitados e pecadores.
S. Paulo, na 2ª Leitura da Missa de hoje afirma sentir alegria em ter sido escolhido para tão feliz e acertado anúncio deste maravilhoso Reino. Procuremos imitá-lo com convicção.
2. A colaboração de Nossa Senhora neste reino bendito.
Este reino bendito, fundado por Nosso Senhor Jesus Cristo, só foi possível, graças à colaboração livre e generosa de uma Mulher, Nossa Senhora, a Virgem Santa Maria. Ela é a figura central deste 4º Domingo do Advento, como nos é descrito no Evangelho da Missa de hoje. Ela é a virgem anunciada pelo Profeta Isaías, na 1ª Leitura da Missa de hoje. Ela é centro e lição para todos nós.
Foi também maravilhosa e cheia de lições a colaboração desse homem justo, S. José. Vamos imitá-lo no seu silêncio e amor à Sagrada Família.
A grande Festa de Natal que se aproxima será tanto maior quanto mais imitarmos Nossa Senhora e S. José. Eles acolheram com muito amor a grande “Prenda” que Deus concedeu à humanidade. Na sua humildade, Maria Santíssima, declara-se “escrava do Senhor “e assim acolhe em seu seio virginal o próprio Filho de Deus., o verdadeiro Rei da Humanidade. Com muito amor O teve consigo durante nove meses e o deu à luz no Presépio de Belém.
3. Como preparar a grande Festa de Natal
A festa de Natal que se aproxima será tanto maior, quanto melhor a prepararmos imitando Nossa Senhora.: tudo fazendo por amor a Deus numa atitude de total humildade. Como Nossa Senhora, guardemos e meditemos as Palavras do Senhor.
A passagem do Evangelho de hoje, confirma que não estamos sós na vida. O Emanuel, é Deus connosco. Ele veio ao mundo para o salvar, morrendo na cruz por nós, ressuscitando ao terceiro dia e ficando connosco realmente presente na Santíssima Eucaristia. Pela fé, podemos experimentar mesmo fisicamente a presença do Senhor glorioso, como e fizeram Nossa Senhora e S. José. Vamos recebê-Lo com muita fé e amor. É este o berço que Ele mais aprecia e espera encontrar no nosso coração. É este amor que nos torna verdadeiramente súbditos do Seu Reino, com a garantia da tão desejada felicidade terrena e eterna.
ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS
Caríssimos fiéis:
Ao aproximar-se o Natal de Jesus, oremos para que a vinda do Salvador reanime a fé dos seus irmãos
e a esperança daqueles que O procuram, dizendo (ou: cantando):
R. Vinde, Senhor Jesus.
Ou: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.
Ou: (Interceda por nós a Virgem cheia de graça).
1. Pelo Bispo, presbíteros, diáconos e fiéis da nossa diocese,
e por todos aqueles que o Senhor chama à santidade,
para que o seu Natal faça deles homens novos,
oremos.
2. Pelos homens que recusam os sinais de Deus
e pelos que são incapazes de acreditar n’Ele,
para que o Príncipe da Paz Se lhes revele,
oremos.
3. Pelos doentes, os que estão tristes e os mais pobres,
e por quantos lhes estendem as suas mãos,
para que todos acolham Aquele que vai chegar,
oremos.
4. Pelas virgens que se consagram ao Senhor,
e pelas esposas que estão prestes a ser mães,
para que sejam sempre fiéis à voz de Deus,
oremos.
5. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial),
para que, despertando do sono, como José,
façamos como o Anjo do Senhor nos ensinar,
oremos.
(Outras intenções: as nossas famílias; crianças da catequese; defuntos …).
Senhor, nosso Deus, escutai as nossas súplicas, e, por intercessão de Maria e de José, dai-nos a graça de acolher aquele Menino que tem por nome Emanuel. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Paróquia São Luis – Faro Paróquia de São Luis de Faro – Diocese do Algarve – Noticias, Eventos …