21 de agosto de 2016 – 21º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Estamos aqui reunidos porque o Senhor nos convidou. Mais uma vez nos exorta a que mantenhamos bem viva a nossa Fé.

A vida não termina com a morte. Viveremos para sempre. Queremos alcançar a salvação eterna junto do Senhor que deu a vida para nos salvar. Na Missa atualizamos esse sacrifício redentor. Vivamo-la conscientemente.

Quem se salva

É na verdade uma questão que nos preocupa a todos: a salvação eterna. São muitos os que se salvam? No meu caso concreto: eu salvar-me-ei? De que me adianta ter o mundo nas minhas mãos durante a vida terrena se depois vier a passar a eternidade longe, de Deus?! …

Desde sempre este problema preocupa os povos. É assim que, no Evangelho, alguém faz a pergunta a Jesus: «Senhor, são poucos os que se salvam?».

Jesus sabia tudo. Sabia quem ia para o inferno, quem ia para o Purgatório, quem ia para o Céu… mas preferiu não responder diretamente, apontando mais uma vez o caminho a seguir: «esforçai-vos por entrar pela porta estreita…». Naturalmente, ao dizer isto, Jesus quis fazer ver que se salvam os que não seguem pelo caminho fácil do pecado mas cumprem a Sua vontade.

Trabalhemos pela salvação dos outros

É esta a Boa Nova que devemos anunciar ao mundo inteiro (salmo de meditação).

Os homens têm de deixar os caminhos do vício, da exploração, da injustiça, da corrupção, da impureza, de tudo aquilo que ofende o Senhor.

Os homens têm de deixar-se corrigir dos seus defeitos com a ajuda de Deus pois «o Senhor corrige aquele que ama» (segunda leitura).

Os homens têm de viver a ajuda fraterna, a justiça social, a honestidade, a pureza, o amor de Deus.

Com razão, após mostrar o inferno aos pastorinhos de Fátima em 13 de Julho de 1917, Nossa Senhora se mostrou comovida ao afirmar: «Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração… ». Rezemos, rezemos muito à Virgem Maria pela conversão dos pecadores.

É Deus quem converte e dá a Fé. Ninguém mais do que Ele está interessado na salvação de toda a humanidade. Deus veio «reunir todas as nações» (primeira leitura). Enviou Seu Filho ao mundo para o salvar. E de que maneira nos salvou o Senhor! Mistério insondável! … Morreu por todos nós, pregado na Cruz, depois de injustamente ter sido condenado à morte.

Trabalhemos pela nossa própria salvação

Quem poderá ficar indiferente ao amor de Cristo Jesus por nós?!… Quem reflete a sério nestas verdades é capaz de oferecer toda a vida ao Senhor, isolado do mundo, num convento.

Quem reflete a sério nestas verdades é capaz de deixar a família, a sua terra, a civilização, para servir os outros no meio da maior pobreza e miséria.

Quem reflete a sério nestas verdades é capaz de viver em alegria a vida consagrada.

Quem reflete a sério nestas verdades é capaz de se santificar na família, imitando e invocando a Sagrada Família de Nazaré.

Quem reflete a sério nestas verdades é capaz de viver a infância, a juventude, a vida adulta, a velhice, duma forma diferente: cumprindo a missão confiada pelo Senhor.

Vamos tu e eu e nós todos viver como Deus quer! A vida assim é bela e autêntica. E teremos garantida a Salvação Eterna.

Check Also

Tens de vencer o teu orgulho

O orgulho é um erro que faz parte da nossa natureza, sendo que me é …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.