2 de fevereiro de 2017 – Festa da Apresentação do Senhor

Caríssimos irmãos:

Celebrámos com muita alegria, há quarenta dias, a solenidade do Natal do Senhor.

Hoje é o santo dia em que Jesus foi apresentado no templo por Maria e José. Exteriormente cumpria as prescrições da lei, mas na realidade vinha ao encontro do seu povo fiel.

Aqueles dois santos velhos, Simeão e Ana, tinham vindo ao templo sob a inspiração do Espírito Santo; iluminados pelo Espírito, reconheceram o Senhor e anunciavam-no a todos com entusiasmo.

Também nós, aqui reunidos pelo Espírito Santo, caminhemos para a casa do Senhor ao encontro de Cristo. Aí O encontraremos e O reconheceremos na fração do pão, enquanto aguardamos a sua vinda gloriosa.

Festa da Apresentação do Senhor

Maria e José levaram o menino Jesus a Jerusalém a fim de O apresentar ao Senhor. Quarenta dias depois do seu nascimento, conforme mandava a lei, os pais levaram-no ao templo. É o encontro do Salvador com aqueles que veio salvar, representados por Simeão e Ana, segundo palavras do «nunc dimitis» (Lc 2, 29).

Jesus oferece-se ao Pai como vítima de expiação pelos nossos pecados. Ao entrar no mundo disse: Eis que venho, ó Pai, para fazer a tua vontade (Heb 10, 9). Esta foi a «oblação matutina», conforme também ordenava a lei. A «oblação vespertina» será feita, mais tarde pelo próprio Jesus no alto do monte Calvário. Foi incruenta a oblação matutina enquanto a vespertina foi cruenta: pregado na Cruz.

Quando é que nos lembramos de fazer da nossa vida uma oblação? Meu Jesus este dia é todo para Vós. É a entrega da minha própria vida – o nosso descanso, o nosso trabalho, a nossa oração, a nossa alegria, o nosso sofrimento ao Pai por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

Se vivermos em estado de oblação ao Senhor, não teremos receio de nos apresentar-mos a Ele na hora da nossa morte.

Nossa Senhora da Purificação

Embora não estivesse obrigada, Maria quis sujeitar-se à lei como as outras mães, à imitação de Jesus que também aceitou a circuncisão e as demais prescrições da lei Judaica.

Com este gesto, Nossa Senhora está a lembrar-nos quanto precisamos de purificação. A Igreja (todos somos igreja), ao mesmo tempo que é Santa precisa também de purificação e, sem descanso prossegue no seu esforço de purificação e renovação.

Precisamos de pedir insistentemente a graça da conversão e da purificação das nossas vidas. E pedir a purificação dos outros, de todas as pessoas.

Ao cumprir este preceito de oferecer Jesus, Maria exerceu ao mesmo tempo, a missão que Deus lhe confiou de co-redutora do género humano, escreveu a irmã Lúcia (Apelos da Mensagem de Fátima, Pj. 282). Aqui Maria não oferece só o seu Filho, mas oferece-Se a Si própria como Cristo, porque o Seu corpo e o Seu sangue recebeu-os Jesus de Maria.

Maria oferece-se em Cristo e com Cristo a Deus Pai.

Maria, a mulher «Eucarística»

Neste mistério da Apresentação de Jesus, as mãos puras de Maria são a primeira patena sobre a qual Deus coloca a primeira hóstia. E dessa patena, a tomou o sacerdote de turno no templo de Jerusalém, para elevá-la sobre o altar e oferece-la ao Pai como propriedade que Lhe é devida é oferta em que Ele absolutamente se compaz (Apelos da Mensagem de Fátima, Pj. 282 ).

Nossa Senhora é a mulher «Eucarística» como lhe chama o Papa. Explica:

Maria pratica a sua fé eucarística quando ofereceu o seu ventre para a encarnação do Verbo de Deus. A Eucaristia é um prolongamento da encarnação. E Maria na anunciação, concebeu o Filho Divino também na realidade física do Corpo e do Sangue, em certa medida antecipando nela o que se realiza sacramentalmente em cada crente, quando recebe no sinal do pão e do vinho, o Corpo e o Sangue do Senhor (Carta eucarística n.º 55) .

A Eucaristia é o mistério da presença real de Deus entre nós, um mistério inefável. É Deus com um corpo que viveu, lábios que falaram, mãos que abençoaram! Jesus Cristo e eu! Eis alguns pensamentos que sugerimos para o Ano da Eucaristia:

Que importância dá-mos à celebração da Eucaristia? Como é a participação da Santa Missa aos Domingos? E nos dias de semana?