2 de fevereiro de 2017 – Festa da Apresentação do Senhor

Caríssimos irmãos:

Celebrámos com muita alegria, há quarenta dias, a solenidade do Natal do Senhor.

Hoje é o santo dia em que Jesus foi apresentado no templo por Maria e José. Exteriormente cumpria as prescrições da lei, mas na realidade vinha ao encontro do seu povo fiel.

Aqueles dois santos velhos, Simeão e Ana, tinham vindo ao templo sob a inspiração do Espírito Santo; iluminados pelo Espírito, reconheceram o Senhor e anunciavam-no a todos com entusiasmo.

Também nós, aqui reunidos pelo Espírito Santo, caminhemos para a casa do Senhor ao encontro de Cristo. Aí O encontraremos e O reconheceremos na fração do pão, enquanto aguardamos a sua vinda gloriosa.

Festa da Apresentação do Senhor

Maria e José levaram o menino Jesus a Jerusalém a fim de O apresentar ao Senhor. Quarenta dias depois do seu nascimento, conforme mandava a lei, os pais levaram-no ao templo. É o encontro do Salvador com aqueles que veio salvar, representados por Simeão e Ana, segundo palavras do «nunc dimitis» (Lc 2, 29).

Jesus oferece-se ao Pai como vítima de expiação pelos nossos pecados. Ao entrar no mundo disse: Eis que venho, ó Pai, para fazer a tua vontade (Heb 10, 9). Esta foi a «oblação matutina», conforme também ordenava a lei. A «oblação vespertina» será feita, mais tarde pelo próprio Jesus no alto do monte Calvário. Foi incruenta a oblação matutina enquanto a vespertina foi cruenta: pregado na Cruz.

Quando é que nos lembramos de fazer da nossa vida uma oblação? Meu Jesus este dia é todo para Vós. É a entrega da minha própria vida – o nosso descanso, o nosso trabalho, a nossa oração, a nossa alegria, o nosso sofrimento ao Pai por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

Se vivermos em estado de oblação ao Senhor, não teremos receio de nos apresentar-mos a Ele na hora da nossa morte.

Nossa Senhora da Purificação

Embora não estivesse obrigada, Maria quis sujeitar-se à lei como as outras mães, à imitação de Jesus que também aceitou a circuncisão e as demais prescrições da lei Judaica.

Com este gesto, Nossa Senhora está a lembrar-nos quanto precisamos de purificação. A Igreja (todos somos igreja), ao mesmo tempo que é Santa precisa também de purificação e, sem descanso prossegue no seu esforço de purificação e renovação.

Precisamos de pedir insistentemente a graça da conversão e da purificação das nossas vidas. E pedir a purificação dos outros, de todas as pessoas.

Ao cumprir este preceito de oferecer Jesus, Maria exerceu ao mesmo tempo, a missão que Deus lhe confiou de co-redutora do género humano, escreveu a irmã Lúcia (Apelos da Mensagem de Fátima, Pj. 282). Aqui Maria não oferece só o seu Filho, mas oferece-Se a Si própria como Cristo, porque o Seu corpo e o Seu sangue recebeu-os Jesus de Maria.

Maria oferece-se em Cristo e com Cristo a Deus Pai.

Maria, a mulher «Eucarística»

Neste mistério da Apresentação de Jesus, as mãos puras de Maria são a primeira patena sobre a qual Deus coloca a primeira hóstia. E dessa patena, a tomou o sacerdote de turno no templo de Jerusalém, para elevá-la sobre o altar e oferece-la ao Pai como propriedade que Lhe é devida é oferta em que Ele absolutamente se compaz (Apelos da Mensagem de Fátima, Pj. 282 ).

Nossa Senhora é a mulher «Eucarística» como lhe chama o Papa. Explica:

Maria pratica a sua fé eucarística quando ofereceu o seu ventre para a encarnação do Verbo de Deus. A Eucaristia é um prolongamento da encarnação. E Maria na anunciação, concebeu o Filho Divino também na realidade física do Corpo e do Sangue, em certa medida antecipando nela o que se realiza sacramentalmente em cada crente, quando recebe no sinal do pão e do vinho, o Corpo e o Sangue do Senhor (Carta eucarística n.º 55) .

A Eucaristia é o mistério da presença real de Deus entre nós, um mistério inefável. É Deus com um corpo que viveu, lábios que falaram, mãos que abençoaram! Jesus Cristo e eu! Eis alguns pensamentos que sugerimos para o Ano da Eucaristia:

Que importância dá-mos à celebração da Eucaristia? Como é a participação da Santa Missa aos Domingos? E nos dias de semana?

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.