19 de julho de 2023 – Solenidade da Dedicação da Sé de Faro Igreja Mãe da Diocese do Algarve

Celebramos hoje o aniversário da Dedicação da Sé Catedral de Faro, como Igreja Mãe da Diocese do Algarve. A dedicação significa a consagração de um templo ao serviço do Senhor. Normalmente ela dá sentido sagrado a um edifício construído pela arte e engenho humanos.
Esta Igreja chama-se Catedral porque nela está a Cátedra do Bispo, sucessor dos Apóstolos, garantia visível da vitalidade e da unidade da Igreja. Da sua Cátedra ele ensina, como mestre da fé; aqui ele congrega continuamente a Igreja, pela Palavra, para celebrar a fé e partir para a cidade, com o ardor das testemunhas e a generosidade da caridade. Ele fundamenta e sustenta a Igreja Diocesana.
É assim que o Concílio Vaticano II define uma Diocese: “é uma porção do Povo de Deus, confiada a um Bispo para que ele, com a ajuda do seu presbitério, seja o seu pastor. Assim, a Diocese, unida ao seu pastor e por ele reunida no Espírito Santo, graças ao Evangelho e à Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e actuante, a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica” (C.D. n. 11).
 
 
Hoje, há Celebração na Sé de Faro às 19h00, presidida pelo Sr. Bispo da Diocese, D. Manuel Quintas. 

Check Also

“O monsenhor José Pedro já vive na comunhão dos santos”

Diocese do Algarve despediu-se do seu antigo vigário-geral, vigário da pastoral e reitor do Seminário …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.