16 de outubro de 2019 – Audiência Geral do Papa Francisco

Renascidos pela água e pelo Espírito, os crentes são chamados a sair de si mesmos e abrir-se aos outros, adotando um estilo de viver juntos que transforma cada relação interpessoal numa experiência de fraternidade. Testemunha excecional deste processo de «fraternização», que o Espírito quer desencadear na história, é Pedro; vemo-lo na conversão de Cornélio, centurião romano da coorte itálica sediada em Cesareia. O Apóstolo precisava duma mudança de mentalidade e, para isso, Deus intervém com suma criatividade: começa pela visão provocatória duma grande toalha com tantos animais impuros que Pedro é convidado a comer, reagindo ele, como bom judeu: «De modo algum, Senhor! Nunca comi nada de profano nem de impuro». Mas Deus corrige-o: «O que foi purificado por Deus, não o consideres tu impuro». Preparado pela visão e pelo ensinamento divino, Pedro recebe ordens de Deus para ir, sem medo, ter com pessoas não circuncidadas; entra na casa de Cornélio e anuncia-lhes Jesus Salvador. Vê então, maravilhado, descer sobre as pessoas da casa o Espírito Santo, como no dia de Pentecostes. Deus tinha-as purificado, e Pedro sinaliza isso mesmo ministrando-lhes o Batismo em nome de Jesus Cristo. Abramo-nos também nós, como o Príncipe dos Apóstolos, às surpresas de Deus, reconhecendo e favorecendo os caminhos sempre novos pelos quais o Ressuscitado derrama o seu Espírito sobre a humanidade e atrai os corações, dando-Se a conhecer como o «Senhor de todos».

Queridos peregrinos de língua portuguesa e em particular os fiéis das paróquias e associações do Brasil, sede bem-vindos! De coração vos saúdo a todos, confiando ao bom Deus a vossa vida e a dos vossos familiares. Rezai também vós por mim! Que as vossas famílias se reúnam diariamente para a reza do terço sob o olhar da Virgem Mãe, para que nelas não se acabe jamais o óleo da fé e da alegria, que brota da vida dos seus membros em comunhão com Deus! Obrigado!