16 de novembro de 2025 – 33º Domingo do Tempo Comum Ano C | Coragem, levantem a cabeça!

Quando se verificam perturbações políticas, quando há guerras, fome, pestilências e a situação de miséria se torna intolerável, difundem-se facilmente vozes sobre o fim do mundo. Para dar crédito aos seus delírios, os adeptos das seitas fundamentalistas evocam alguns textos bíblicos. O mais citado é o seguinte: «Fica sabendo que, nos últimos dias, surgirão tempos difíceis. As pessoas tornar-se-ão egoístas, interesseiras, arrogantes, soberbas, blasfemas, desrespeitosas dos pais, ingratas, ímpias, sem coração, implacáveis, caluniadoras, descontroladas, desumanas e inimigas do bem, traidoras, insolentes, orgulhosas e mais amigas dos prazeres do que de Deus».
Estas situações de desalento encontram-se em todas as épocas, de modo quem quer fazer previsões sobre o fim do mundo não tem dificuldade em estabelecer datas. É o que fazem as testemunhas de Jeová.
Os últimos tempos, para os autores do Novo Testamento, não são os que virão daqui a milhões de anos, mas aqueles que estamos a viver, aqueles que tiveram início com a Páscoa.
Não é fácil entender o sentido daquilo que está a acontecer nestes últimos tempos. Os nossos olhos estão, por assim dizer, velados, embaciados. Demasiadas realidades permanecem envolvidas em mistério: desgraças, absurdos inexplicáveis, contradições, sinais de morte. É difícil ver um projeto de Deus em tudo isto.
O Evangelho de hoje quer responder a estas falsas expectativas e corrigir a interpretação errada que algumas pessoas davam das palavras do mestre.
Utilizando uma linguagem e imagens apocalípticas, Jesus quer tirar o véu que nos impede de ver o mundo com os olhos de Deus. Quando Ele parece anunciar o fim do cosmo, não se refere «ao» fim do mundo, mas está a ajudar-nos a entender «o» fim do mundo. Apocalipse não significa catástrofe, mas sim revelação, desvendamento.
Precisamos que a palavra de Cristo nos ilumine e, entre os sarrabiscos traçados pelos homens, nos permita ver os traços da obra-prima que o Senhor está a pintar.

Check Also

Reflexão Mensal de novembro de 2025: Catequese Paroquial.

Apresentação da Catequese da Paróquia de São Luís de Faro. A Catequese da Paróquia São …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.