16 de agosto de 2020 -20º Domingo do Tempo Comum – Ano A

A Palavra de Deus neste Domingo recorda-nos mais uma vez, que todos os homens são chamados à salvação. Não interessa a sua nacionalidade ou as suas ideias políticas. A casa de Deus Pai está aberta para todos os homens Seus filhos.

São Paulo, na sua epístola aos Romanos, recorda-lhes que nenhum povo se deve sentir superior aos outros pela religião que segue, pois, a salvação de Deus é para todos os homens.

Os judeus gostavam dos não-judeus. Tinham orgulho de pertencer ao povo de Deus e por isso desprezavam os outros povos.

Jesus pertencia ao povo eleito e muitos que o seguiam julgavam que Ele era o Messias que vinha salvar unicamente o Seu povo. De facto, Jesus pregava e ensinava apenas na Palestina. Um dia, saiu do Seu país e encontrou uma mulher cananeia. Ela, que tinha uma filha muito doente, pedia em altos brados que Jesus lha curasse. A resposta de Jesus – «não fui enviado senão às ovelhas perdidas da Casa de Israel» – foi pouco encorajadora, mas a fé da mulher era muito grande. O coração bondoso de Jesus viu a dor daquela mãe, que cheia de confiança e Fé pedia o Seu auxílio e atendeu ao seu pedido.

Esta cananeia não pertencia ao povo eleito, e Jesus louvando-a e atendendo à sua súplica manifestou que era o Messias de todos os homens.

Nos nossos dias muitos cristãos, tal como o povo de Israel, se consideram superiores aos pagãos. E por sua culpa muitas «migalhas» do pão de Deus são recusadas aos «estrageiros».

Jesus tinha-Se reservado para anunciar a salvação ao povo de Israel, mas este não O reconheceu como Messias e crucificou-O. Por isso a Boa Nova foi proposta a toda a humanidade. Assim se cumpriram as palavras que Deus tinha revelado a Isaías: que todos os homens que O servissem e cumprissem os Seus mandamentos teriam o Seu Amor. O templo de Deus tornou-se «Casa de oração para todos os povos».

Iluminados pela Palavra de Deus mostremos a nossa solidariedade para com todos os homens. Que o Espírito de Deus faça abrir os nossos corações e nos ajude a descobrir o que é belo e bom nos nossos irmãos.

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.