Nós, cristãos, desde o dia do nosso Batismo, temos uma nova vida, a vida sobrenatural: pela graça santificante começámos a viver a mesma vida de Cristo. É uma realidade tão grande e tão espantosa que levou S. Paulo a escrever: «Não sois estranhos nem peregrinos mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus» (Ef 2, 19).
Agradeçamos ao Senhor tão grande dignidade e peçamos perdão por não termos correspondido tantas vezes à fé recebida.
- Vida de fé
«Grande é a tua fé. Faça-se como desejas» (Ev.)
A nossa vida cristã é uma vida de fé; ela organiza-se e sustenta-se sobre este fundamento: a virtude teologal da fé. O justo vive da fé. Vida de fé que Jesus recompensa, louva e exige de todos.
A fé é um dom de Deus. Há que pedi-la. Crescer na fé é também um dom de Deus; por isso há que rezar: «Senhor, aumenta-nos a fé» (Lc 17, 5).
Como aumentará a nossa fé?
É o mesmo Senhor que a aumenta quando derrama em nós a sua graça com os Sacramentos, quando respondemos generosamente ao que Ele nos pede, quando vamos ao seu encontro na oração, buscando a sua intimidade, escutando a sua voz, cumprindo os seus mandamentos.
Nossa Senhora, em Caná da Galileia, deu-nos um ótimo conselho: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2, 6).
- Visão sobrenatural
A fé cristã é um desafio a não deixar-nos arrastar pelas paixões, pelos acontecimentos, pelas circunstâncias, pelos critérios mundanos; é como um instinto que nos leva a orientar para Deus todas as coisas. Tudo o que nos possa acontecer é para bem, ainda que em muitos momentos não entendamos como cooperam para o bem tremendas contradições, tão graves acontecimentos.
As coisas são muito mais belas quando são vistas à luz de Deus, quando são vistas com fé. A visão sobrenatural alarga os nossos horizontes, leva-nos a descobrir o brilho divino que existe nas coisas criadas, pois todas saíram das mãos de Deus.
O nosso engano é essencialmente o mesmo: tratar de resolver os problemas exclusivamente com a inteligência sem ter em conta toda essa Revelação de Deus que nos transmite a Escritura e a Tradição e que a Santa Igreja Católica nos ensina. Tantas vidas se desmoronam por estar construídas em areias movediças e não na rocha firme que é a Palavra de Deus.
- Vitória que vence o mundo- a nossa fé.
«O que crê n’Ele não será confundido» (Rom 10, 13)
«Um filho de Deus, um cristão que vive de fé pode sofrer e chorar, pode ter motivos para ter dor – porém, para estar triste, nunca!» (S. Josemaria)
«Quem é que vence o mundo senão o que crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus?» (1 Jo 5, 4-5).
«Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor» (Lc 1, 45).
«Porque Me viste acreditaste? Felizes os que, sem terem visto, acreditam» (Jo 20, 29).
A felicidade, a alegria, a riqueza da nossa fé! Quanto temos que agradecer ao Senhor!