15 de agosto de 2021- Liturgia da Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

LEITURA I Ap 11, 19a; 12, 1-6a.10ab

Leitura do Apocalipse de São João

O templo de Deus abriu-se no Céu e a arca da aliança foi vista no seu templo. Apareceu no Céu um sinal grandioso:
uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. Estava para ser mãe
e gritava com as dores e ânsias da maternidade. E apareceu no Céu outro sinal: um enorme dragão cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e nas cabeças sete diademas. A cauda arrastava um terço das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para ser mãe, para lhe devorar o filho, logo que nascesse. Ela teve um filho varão, que há-de reger todas as nações com ceptro de ferro. O filho foi levado para junto de Deus e do seu trono e a mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. E ouvi uma voz poderosa que clamava no Céu: «Agora chegou a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e o domínio do seu Ungido».

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 44 (45), 10.11.12.16 (R. cf. 10b)

Refrão: À vossa direita, Senhor, a Rainha do Céu,
ornada do ouro mais fino.

Ou: À vossa direita, Senhor, está a Rainha do Céu.

Ao vosso encontro vêm filhas de reis,
à vossa direita está a rainha, ornada com ouro de Ofir.

 

Ouve, minha filha, vê e presta atenção,
esquece o teu povo e a casa de teu pai.

Da tua beleza se enamora o Rei;
Ele é o teu Senhor, presta-Lhe homenagem.

Cheias de entusiasmo e alegria,
entram no palácio do Rei.

 

LEITURA II 1 Cor 15, 20-27

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Uma vez que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos; porque, do mesmo modo que em Adão todos morreram, assim também em Cristo serão todos restituídos à vida. Cada qual, porém, na sua ordem: primeiro, Cristo, como primícias; a seguir, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. Depois será o fim, quando Cristo entregar o reino a Deus seu Pai depois de ter aniquilado toda a soberania, autoridade e poder. É necessário que Ele reine, até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. E o último inimigo a ser aniquilado é a morte, porque Deus tudo colocou debaixo dos seus pés. Mas quando se diz que tudo Lhe está submetido é claro que se exceptua Aquele que Lhe submeteu todas as coisas.

Palavra do Senhor

 

EVANGELHO Lc 1, 39-56

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou
no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Palavra da salvação

 

REFLEXÃO 

Toda a Igreja canta jubilosa, unindo sua voz à dos Santos e dos Anjos para louvar, agradecer e glorificar a Santíssima Trindade pelo dom maravilhoso da Santíssima Virgem Maria.

Maria sobe ao mais alto dos céus porque se fez pequena e serva. Sem nunca exibir e enaltecer as suas qualidades centrou-se exclusivamente em Deus e d’Ele viveu numa confiança heróica e numa entrega sem limites centralizada no mistério pascal de seu filho e filho de Deus.

No caminho da nossa vida, Maria, acompanha-nos levando-nos e conduzindo-nos até Deus. O desejo de Maria é que todos os seus filhos caminhem em Cristo até á glória da Vida Eterna.

 

Uma Mulher maravilhosa

A Mulher está bem patente no início da história da salvação. Depois de Adão e Eva terem pecado, sucumbiram na tentação de ser como Deus, aparece no mesmo início: ” porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela” (Gn3,15).

Paulo fala da Mulher: “Quando chegou a plenitude dos tempos, mandou o seu Filho, nascido de mulher… para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4,4-5). E o evangelista São João coloca esta Mulher em ação nas bodas de Caná, ajudando a revelar Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Messias esperado. Depois coloca esta Mulher junto à cruz” Mulher eis aí o teu filho” e coloca a Mulher a na grande batalha contra o poder do mal.

Os concílios de Éfeso, Calcedónia, Constantinopla, Niceia, logo nos primeiros séculos e depois todos os outros com referência a Maria até ao Vaticano II, na Lumem Gentium (capitulo VIII), que diz: “ A Mãe de Deus é o tipo e figura da Igreja, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo” (8,63). A Igreja está chamada a ser o que Maria foi na sua vida e na sua missão.

Esta Mulher admirável esta revestida de sol. Nela brilha de forma única o próprio Deus, Cristo jesus “sol de justiça”, “Sol Nascente”. Maria é a obra-prima de toda a criação (tem a lua debaixo dos pés) e na cabeça está ornada com a preciosidade do Povo da primeira aliança e o Povo da Nova aliança.

Em Lucas Ela porta esta Nova aliança e vemos o paralelo que Lucas faz com a trasladação da primeira Arca da Aliança. Maria leva em si a Nova Aliança e por isso a alegria pela presença de Deus, do Messias, do Filho de Deus: João exulta de Alegria, Isabel cantou maravilhas e Maria cantou o seu magnificat.

Estava para ser Mãe e gritava com dores e ânsias de maternidade. A maternidade de Maria é muito fecunda e se exprime no dar á luz os Filhos de Deus e, unindo-se ao seu mistério pascal de forma única, foi dada como mãe a todos os homens e mulheres, a todos os filhos de Deus.

Maria é a imagem fiel da Igreja. Esta está chamada a ser como Maria, mas entretanto também enfrenta o poder do mal que a quer destruir, mas que não conseguirá. A Igreja está chamada a viver na plenitude da glória como a descreve o apocalipse: a Esposa do Cordeiro que se apresentará bela e santa para o seu esposo.

Cristo é o centro

Cristo foi e é o centro da vida e missão de Maria. Foi em atenção à Incarnação do Filho de Deus que Maria foi chamada desde toda a eternidade para esta missão tão bela e grandiosa.

Cristo foi o centro da sua vida como desejo de que o Messias esperado viesse visitar o seu Povo. Como membro do Povo de Deus Maria desejava profundamente a realização dessa fundamental promessa.

Cristo foi o centro da sua vida quando em atenção aos méritos de Cristo Ela foi preservada de toda a mácula do pecado e foi revestida da graça de Deus.

Cristo foi o centro do seu Coração Imaculado que o aceitou plenamente antes de o receber em seu seio virginal.

Cristo foi o centro da sua vida quando este permaneceu no seu ventre maternal. Foi a primeira a pronunciar o seu nome. Foi a primeira a comungar com Ele de forma tão intensa. Foi a primeira a partilhar tudo com Ele. Foi a primeira a levá-lo e a contagiar os outros. Foi a primeira a beijá-lo, abraçá-lo, a primeira a contemplar seu rosto.

Cristo foi o centro da sua vida e procurou que os apóstolos e todos acolhessem a Sua palavra e agissem de acordo com a sua vontade: “fazei tudo o que Ele vos disser”. E foi o centro quando escutava a sua palavra sem procurar protagonismo e se colocar no último lugar: “Está lá fora a tua mãe”.

Cristo foi o centro da sua total entrega do qual nunca se separou até à máxima entrega junto da cruz de Seu filho.

Maria convida a cada um de nós a termos Cristo como centro da nossa vida e da nossa missão. Ela conduz sempre para Cristo, para Deus. Nada quer para si mas tudo entrega a Deus numa constante e omnipotente súplica em favor de todos.

Seu segredo: Amar e servir

O segredo de uma vida elevada à glória está em amar e servir pelas dimensões da fé, da esperança e da caridade. Um segredo de amar e servir, tendo Deus como centro e referência.

Maria foi sempre humilde porque sempre percebeu com sábia inteligência da fé, a humildade de Deus em Jesus Cristo que se fez homem no seu ventre e ficando sujeito e submisso numa docilidade encantadora. O céu é humilde, o céu é amor.

Maria coloca-se sempre em disponibilidade e serviço: partiu apressadamente para a montanha. Ultrapassa todas as dificuldades e vence todas as barreiras para servir. Também em Caná ela está para servir: atenta e acolhedora, compreensiva e solícita. Na cruz também está para servir, no meio de tremenda dor ainda tem forças para acolher, servir e amar homens e mulheres que crucificam seu filho. E tem forças para os gerar à sombra da Cruz e na eficácia das palavras de Jesus: “Mulher eis aí o teu filho”.

Maria serve sempre com ousadia e humildade e coloca-se sempre no lugar que melhor possa servir, sobretudo os humilhados, os pobres e os pecadores, os periféricos e os marginais. Esse lugar é o último e que ninguém quer.

 

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS 

I rmãs e irmãos caríssimos:
Neste dia em que toda a Igreja se alegra com o triunfo de Santa Maria, chegue até Deus, por intercessão da Virgem cheia de graça, a nossa oração unânime,

e digamos (ou: e cantemos), com alegria:
R. Interceda por nós a Virgem cheia de graça.
Ou: Santa Maria, Mãe de Deus, intercedei pelo mundo.

 

1. Pela Igreja que nos fez renascer em Cristo,
para que tenha a alegria de gerar sempre novos filhos
e de os ver alcançar o reino eterno,
oremos, por intercessão da Virgem Maria.

2. Pelos discípulos de Jesus Cristo,
para que sejam fiéis à palavra do Evangelho
e desejem, com ardor, alcançar os bens do Céu,
oremos, por intercessão da Virgem Maria.

 

3. Pelos chefes de Estado e seus governos,
para que exerçam o poder como um serviço
e não se deixem vencer pelo desânimo,
oremos, por intercessão da Virgem Maria.

 

4. Pelos que sofrem humilhações e passam fome,
para que o Senhor os encha de bens,
os conforte e lhes dê o desejo da santidade,
oremos, por intercessão da Virgem Maria.

 

5. Por todas as mães, pelos doentes e os sem abrigo,
para que encontrem em Cristo a sua esperança
e em Maria Santíssima a sua advogada,
oremos, por intercessão da Virgem Maria.

 

6. Por todos nós aqui presentes em assembleia,
para que Deus nos dê a graça da humildade,
à imitação da vida simples da Virgem Mãe,
oremos, por intercessão da Virgem Maria.

 

(Outras intenções).

Senhor, nosso Deus,
dai à Igreja a graça de imitar a Rainha do Céu, que deu ao mundo o vosso Filho, e de entrar um dia na glória onde Ela já se encontra, ornada do ouro mais fino.
Por Cristo Senhor nosso.

 

 

Check Also

7 de abril de 2024 – Liturgia do 2º Domingo da Páscoa – Ano B

LEITURA I At 4, 32-35 Leitura dos Atos dos Apóstolos A multidão dos que haviam …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.