13 de maio de 2019 – Festa de Nossa Senhora de Fátima

Na aparição de treze de Maio, Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos, assume o diálogo com Nossa Senhora. Depois de lhe ter perguntado de onde era, dirige-lhe uma segunda pergunta: “E que é que Vossemecê me quer?”

Na sua rudeza de linguagem serrana, Lúcia ajuda-nos a procurar o essencial desta celebração: conhecer e viver a mensagem de Fátima. Que é que Nossa Senhora quer de cada um de nós?

Mãe fidelíssima

A vinda de Nossa Senhora à Cova da Iria, de Maio a Outubro encontra a sua razão de ser na sua maternidade. Ao ser Mãe de Jesus, Maria é Mãe de todos nós. Esta visita inesperada, com uma Mensagem de Amor e Verdade, é uma manifestação do seu cuidado maternal em relação a cada um de nós.

a) Mãe de Jesus e nossa Mãe. “A sua descendência será famosa entre as nações”. A glória das mães são os seus filhos. Por isso, Maria é a mais gloriosa de todas, porque é Mãe do Redentor.

Mas, ao tornar-se Mãe de Jesus, Maria é também nossa Mãe, Mãe da Igreja, Mãe de todo o Corpo Místico do qual Jesus é a Cabeça e o Espírito Santo a Alma.

Na Cruz, momentos antes de cerrar os olhos a esta vida mortal, Jesus proclamou a maternidade universal de Maria. “Jesus, vendo a Sua Mãe, e, junto d’Ela, o discípulo que amava, disse a Sua Mãe: ‘Mulher, eis o teu filho.’ Depois, disse ao discípulo: ‘Eis a tua Mãe.’”

Todas as pessoas que vêm a este mundo são vocacionadas para serem suas filhas, porque Jesus, momentos antes de Se elevar ao Céu, convocou todos os povos a fazer parte da Igreja: “Foi-Me dado todo o poder no Céu e na terra. Ide, pois, ensinai todas as gentes, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei.”

Foram os cuidados maternais de Nossa Senhora que trouxeram a Fátima, chamando a nossa atenção para as verdades do Evangelho.

b) Causa da nossa alegria. “Exulto de alegria no Senhor e a minha alma se alegra no meu Deus.” Maria é causa e caminho seguro da verdadeira alegria. Abriu o seu Coração materno à entrada de Deus no mundo, e Ele trouxe-nos a salvação. Foi ao ritmo do seu Coração enamorado que se deu o encontro do Verbo – a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade – com a natureza humana.

O Filho que a força do Altíssimo, ao descer sobre Ela, formou virginalmente no seu ventre, é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, e assumiu d’Ela tudo o que tem de humano: a Sua Carne e Sangue, o Coração divino que nos amam, os Seus olhos que nos sorriem e movem, como qualquer filho em relação à sua mãe. É grato para nós recordar que toda a hereditariedade humana de Jesus foi recebida de Maria porque, segundo a natureza humana, como Homem, não houve a intervenção de um pai para que começasse a existir.

Ela é a Arca da Nova Aliança onde se deu o encontro entre o Céu e a terra, entre Deus e os homens, onde Ele se uniu para sempre à nossa humanidade, de tal modo que, como Deus, as Suas acções têm merecimento divino, infinito; e como pertence à família humana, pode representar-nos diante do Pai, apresentar-Se em nosso nome, para saldar a dívida infinita que havíamos contraído pelo pecado original e pelos pecados pessoais.

c) Mãe da divina graça. “porque me revestiu com as vestes da salvação.” Por Ele nos veio o maior dos dons: o próprio Deus feito Homem, trazendo-nos a filiação divina, como primeiro fruto da graça santificante.

Fomos intrinsecamente transformados, tornados novas criaturas, de tal modo que podemos exclamar com S. Paulo: “Vivo, mas já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20). Maria veio a Fátima ajudar-nos a redescobrir a riqueza do nosso Baptismo e a meta dos nossos passos, nesta caminhada terrena: “Eu sou do Céu!” “Sim, tu vais para o Céu… e a Jacinta, e o Francisco:”

d) Porta do Céu e apelo constante à santidade. “envolveu-me num manto de justiça” (de santidade, na linguagem bíblica).

Ela nos alcançará de Deus a vitória sobre os nossos defeitos, tentações e pecados. É o caminho mais fácil e mais seguro para Deus.

É da nossa experiência de cada dia que tudo se torna mais fácil e agradável na vida interior quando recorremos a Maria e percorremos o caminho guiados pela sua mão maternal.

Se caminharmos com Ela, por uma devoção filial, sentir-nos-emos também envolvidos por este manto de justiça.

“Como a terra faz brotar os germes e o jardim as sementes, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante das nações.”

Maria é um apelo constante à intimidade com Deus. Ninguém que se aproxime d’Ela pode permanecer longe de Deus.

Por isso, a Mensagem de Fátima, que atrai tantas pessoas a uma renovação e vida, é um fermento de santidade, um apelo constante à conversão. Maria, como a melhor das mães, ajuda a preparar o terreno do nosso coração para acolher esta semente divina.

Só na eternidade teremos a alegria de saber quantas pessoas reencontraram ali o caminho do Céu.

Mensageira de Deus

As aclamações em honra de Maria. «uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse: ‘Feliz Aquela que te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito.»

Quatro vezes encontramos no Evangelho aclamações em honra da Mãe de Deus.

• A primeira vem o Arcanjo S. Gabriel – de Deus, em última análise – quando lhe anuncia que Deus A escolheu para Mãe do Redentor do mundo: “Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo… achaste graça diante de Deus.”

• Maria é aclamada em casa de sua parente Isabel. “Aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo; e exclamou em alta voz: ‘Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre: Donde me vem a dita que a Mãe do meu Senhor venha ter comigo?’”

• Enquanto Jesus falava ao povo, “uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse: ‘Feliz Aquela que te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito.’” Com esta frase emocionada, esta mulher anónima quer aclamar Maria: Bendita seja a Tua Mãe!

Nós repetimos todas estas aclamações quando rezamos o Terço. É mais uma chamada do Senhor para que procuremos rezar com atenção e devotamente.

• “uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse: ‘Feliz Aquela que te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito.’ Finalmente, encontramos a aclamação do próprio Jesus. Não custa imaginar que Ele deve ter ficado profundamente emocionado com o elogio feito à Sua e nossa Mãe. Quer, porém, aproveitar o momento propício, para nos dar uma lição e elogiar também Maria.

Mãe de Deus há só uma, em toda a história da humanidade. Nisto, portanto, não podemos imitá-la. Há, porém, uma coisa em que podemos imitá-l’A: a fidelidade ao Senhor: “Mas Jesus respondeu: ‘Mais felizes são os que ouvem a palavra e Deus e a põem em prática.’” Nisto, sim, podemos e devemos imitá-l’A.

b) Acolhimento à Palavra de Deus. «Antes bem aventurados os que ouvem a Palavra de Deus»

É a primeira atitude de Maria para a qual Jesus chama a atenção.

De facto, duas vezes nos diz S. Lucas esta verdade. Quando os pastores visitaram a gruta em que Jesus nascera, contaram o que o Anjo lhes tinha dito. “Maria conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 19). Quando o menino ficou em Jerusalém, aos doze anos, e Seus pais foram encontrá-l’O dialogando com os doutores, a mesma verdade se repete: “Sua Mãe conservava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2, 51).

Não se limitava a ouvir as palavras e a contemplar os acontecimentos. Fazia oração, procurando descobrir a mensagem que Deus lhe transmitia por estes meios.

Voltamos, com isto, à pergunta e Lúcia, na Cova da Iria: “E que é que Vossemecê me quer?” Com toda a simplicidade, devemos perguntar ao Senhor o que quer de nós quando nos dirige a Sua Palavra ou nos fala pelos acontecimentos.

Ouvir a Palavra de Deus com fé. Para que isto aconteça, é precisa uma disposição interior de humildade para que, sentindo-nos pobres, acolhamos, agradecidos, a mensagem do Senhor.

Jesus fala, numa das Suas parábolas, da semente lançada à terra. Que espécie de terreno temos sido para a semente da Palavra que Deus lança generosamente em nosso coração?

Para o conseguirmos, temos de cultivar uma constante preocupação e conhecer o que Deus quer de nós, lendo e meditando a Sagrada Escritura, especialmente o Novo Testamento; os documentos dos Concílios, especialmente do último; os escritos dos Papas e dos Padres da Igreja.

As manifestações de religiosidade em honra de Nossa Senhora são belas, mas devem levar-nos a compromissos de vida, depois de aprofundadas numa formação doutrinal. De contrário, ficam sem qualquer significado e influência na vida.

O mesmo se pode dizer das promessas. Uma graça que pedimos, por intercessão de Maria deve levar-nos ao compromisso interior duma procura sincera da vontade de Deus.

c) Pôr em prática a vontade de Deus. «e a põem em prática.»

Maria recomendou aos serventes das Bodas de Caná da Galileia: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” Nós não “pagamos promessas” Agradecemos os favores recebidos com humildade e carinho filial. E a melhor forma de agradecer é procurar a emenda de vida, uma maior intimidade com o Senhor.

“É preciso que se emendem! Que deixem de ofender mais a Nosso Senhor”, recomendou Nossa Senhora em Fátima.

Ela vem recordar-nos que é preciso dar a Deus o lugar a que Ele tem direito na nossa vida: o lugar do melhor dos pais que desce até ao nosso nível.

A Mensagem de Fátima começa – nas aparições do Anjo da Guarda de Portugal – por um forte apelo à fé, reverência e amor à Santíssima Eucaristia.

Renovemos a nossa vida nesta doação generosa que o Senhor faz de si mesmo a cada uma de nós, no Sacrifício do Calvário, renovado em nossos altares.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.