13 de agosto de 2017 – 19º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Deus está presente nas lutas da comunidade

Deus vem ao encontro do homem especialmente nos momentos de necessidade… O Deus dos profetas e de Jesus é aquele que toma a defesa dos pobres e dos fracos. Deus não está nos fenómenos naturais grandiosos e violentos, mas no sopro leve da brisa, como que significando a espiritualidade e intimidade das manifestações de Deus ao homem.
A comunidade cristã vive uma existência atormentada pela hostilidade das forças adversas, que se manifestam nas perseguições e dificuldades internas e externas. Unicamente com as suas forças, ela não chegaria ao fim do seu caminho. Mas Jesus ressuscitado está presente no meio dos Seus; embora invisível, Ele assiste-os.
Com base na 1ª leitura pode-se refletir sobre a coragem dos profetas de ontem e de hoje. Onde está o segredo da sua força e perseverança? Porque são capazes de experimentar a presença de Deus nos acontecimentos novos e imprevistos?
São Paulo é a figura do cristão autêntico. Ele percebe que o projeto de Deus sofre resistências, e por isso sofre. Mas a sua dor não é passiva. Está disposto a perder a própria vida e a ser amaldiçoado, a fim de que o projeto de Deus seja aceite por todos.