10 de janeiro de 2021 – Festa do Batismo do Senhor

A festa que celebramos hoje, o Batismo do Senhor, marca o início da sua vida pública de Jesus. É o momento solene em que a Santíssima Trindade se manifesta e Cristo é proclamado como filho de Deus.

Ao longo dos tempos, desde a criação, Deus tem mantido um diálogo com os homens. A pouco e pouco vai-Se revelando à nossa inteligência limitada, incapaz de compreender inteiramente a Sua natureza transcendente.

No Antigo Testamento, os profetas vão-nos transmitido essa revelação e o conhecimento (imperfeito e incompleto) que vão adquirido de Deus.

É Cristo, o profeta por excelência, que vem tornar mais completa a imagem do Senhor.

Logo no início da vida pública de Jesus, por ocasião do seu batismo, Deus se manifesta na natureza trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo.

E o Senhor revela-se, não só a alguns, mas a todos os homens, como nos diz São Pedro na leitura deste dia: “Deus não olha à qualidade das pessoas. Em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça é aceite por Ele”.

Ele vem ao nosso encontro. Como poderemos corresponder-Lhe?

Procurando também conhecê-Lo cada vez melhor, através da leitura atenta da Sua palavra, e de todos os sinais pelos quais Ele comunica connosco.

No Evangelho vemos Jesus dirigindo-se a João para que ele O batize.

Ele, que é sem pecado, não precisava como nós de ser purificado pela água do batismo. Mas quer significar que uma vida ativa ao serviço do bem não pode iniciar-se sem a perfeita união com o Pai e sem a força do Espírito Santo.

Também nós recebemos pelo batismo o Espírito Santo. Ele devia ser a nossa força sempre que precisamos de ser coerentes com a fé que professamos. Mas temos o coração tão cheio de preocupações terrenas que quase não deixam espaço para o Espírito.

É talvez por isso que tantas vezes falhamos.

Na primeira leitura Isaías apresenta o Servo do Senhor, figura profética de Jesus Cristo, em quem o Pai fez pousar o Espírito Santo para que Ele “proclame a justiça sem desanimar nem se deixe vencer”. Na segunda leitura São Pedro diz-nos: “Deus ungiu do Espírito Santo e de Fortaleza Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem”.

E no Evangelho vemos Cristo, dirigindo-Se a João para que o batize, fazendo assim descer sobre si o Espírito Santo ao mesmo tempo que o Pai manifesta a sua presença naquele início da missão de Cristo, como libertador da humanidade.

Também nós fomos chamados a uma missão pelo batismo: sermos seguidores de Cristo e torna-lo presente no Mundo em que vivemos.

Mas para isso temos de procurar aprofundar o nosso conhecimento de Deus, tentar compreender em cada momento o que Ele quer de nós.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.