1 de novembro de 2016 – Solenidade de Todos os Santos

Podemos dizer que hoje estamos aqui reunidos para uma festa de família. Na realidade, como filhos de Deus que somos, estamos reunidos para homenagear uma parte da família de Deus, a santa Igreja de que somos também membros.

Ela, a Santa Igreja, está espalhada pela terra (igreja militante), pelo purgatório (igreja purgante) e pelo céu (igreja triunfante).

É esta última a que hoje queremos homenagear. Para o dia de amanhã deixamos os que se purificam no purgatório.

Hoje celebramos os nossos irmãos mais velhos que depois de terem vencido as lutas que nós travamos na terra, já se encontram no céu.

São eles para nós incentivo contra o desfalecimento, porque se eles venceram também nós, que temos as mesmas possibilidades, seremos capazes de vencer.

Apesar de derrotados tantas vezes e reconhecendo agora os nossos fracassos, humildemente, confessemos os nossos pecados para bem celebrarmos esta Eucaristia.

A nossa filiação divina

Pelo batismo fomos identificados com Cristo, filho de Deus. Logo também, nós o somos de direito e de facto.

A nossa preocupação na terra há-de ser a de imitarmos Jesus Cristo para nos identificarmos com os santos que já se encontram identificados com Deus no Céu. É uma luta que, sem desânimos, não podemos deixar de travar todos os dias porque ainda se não nos manifestou o que havemos de ser pois que só no céu o conseguiremos. Até lá o labor constante de cada dia.

A multidão incontável de que nos fala S. João, são os nossos irmãos que venceram o que temos a vencer, lutaram como temos que lutar. Ao contemplá-los, animemo-nos e alegremo-nos pois que como para eles também será grande a nossa alegria no céu.

Em Jesus Cristo, nosso salvador, fomos chamados por Deus à filiação divina, chamados a ser herdeiros no Céu.

Seremos bem-aventurados

O mistério da nossa salvação é uma realidade a construir. Portanto não é um fator de sorte. É um trabalho árduo que, depende da nossa fé, do nosso querer.

Deus quer contar com a nossa colaboração, com o nosso querer.

A única dificuldade está exatamente na nossa liberdade que Deus respeita. Queremos? Deus não nos falta com a Sua preciosa ajuda e por isso teremos o prémio, seremos bem-aventurados. Não queremos? Toda a desdita será de nossa responsabilidade.

Segundo S. Tomás, três coisas bem simples bastam para atingir a bem-aventurança dos Santos:

1.º querer; 2.º querer; 3.º querer sempre.