1 de maio de 2018 – São José Operário

Celebramos hoje a Solenidade de S. José, Esposo da Virgem Maria, Pai adoptivo e guarda fidelíssimo do próprio Filho de Deus. É exemplo a imitar por todos os pais e educadores.

1. Os planos de Deus são de Amor e de Alegria.
Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor. Assim afirmávamos há momentos com o Salmo intercalar das Leituras da Missa de hoje.
Foi para vivermos alegres no tempo e por toda a eternidade que o Senhor um dia nos chamou à vida. Disto não podemos duvidar: Ele é omnipotente e ama-nos com amor infinito. Se nós desejamos viver felizes, contentes, mais o deseja o Pai que tanto nos quer.
Mas, se assim é, porque será que há tanta gente a chorar, sentindo-se infeliz? A lógica da fé diz-nos que a culpa não pode estar em Deus. Os culpados são os homens.
Ele criou o homem livre e respeita essa liberdade até às últimas consequências. Assim há quem aceite seguir os Seus caminhos, sendo fiel ao Senhor, como o fez S. José, e outros que o não fazem por acreditarem mais noutros «deuses». Esta é a explicação dos sucessos e tragédias da Humanidade.

2. S. José foi fidelíssimo no cumprimento dos planos de Deus.
Por vezes foram bem grandes as dificuldades que S. José encontrou no cumprimento da missão que Deus lhe confiou. O Evangelho de hoje refere-se a uma delas. Como a Abraão a sua fé também foi posta à prova. Graças à sua humildade, foi sempre fidelíssimo ao Senhor. Por isso lhe foi confiado o maior Tesouro, que o mesmo Deus possuía, merecendo chamar-se de verdade Pai adoptivo do próprio Filho de Deus, Esposo e Casto Defensor da Sempre Virgem Maria, Sustentáculo da Sagrada Família, Padroeiro da Igreja Universal, Sustentáculo das famílias e ainda Advogado da boa morte.

3. Importância do Pai na vida de família
Para a consecução da alegria que todos desejamos, também Deus, nosso Pai, quis que cada um de nós nascesse numa família. Nela quis que, mediante a ternura e carinho dos pais, sentíssemos um pouco do Amor que Deus-Pai nos tem. O Pai é o principal condutor e responsável desta maravilhosa harmonia.
A Família sendo a mais antiga instituição criada por Deus é o grande património da Humanidade. Nela, além de experimentamos e crescemos no Amor, obtemos o indispensável para um crescimento equilibrado. A sua importância é bem realçada pela permanência de Jesus a viver em Família, com Maria e José durante cerca de 30 anos. Quis ainda iniciar a Sua vida pública participando numas Bodas matrimoniais em Caná da Galileia.
São conhecidos os atentados à Família na hora que passa: divórcios, uniões de facto, etc., etc., São afinal esses os caminhos geradores das tristezas, lágrimas, fracassos, dos verdadeiros retrocessos da Humanidade. Por algo de semelhante caiu o próprio Império romano. As Escolas e maternidades que se fecham, são sinais de grande decadência desta Europa que teima fugir dos caminhos amorosos do Senhor.
Quão urgente é as famílias voltarem-se para os valores vividos pela Sagrada Família a cujos destinos presidiu S. José! Viveram pobres, experimentaram as agruras do exílio e a incompreensão dos homens, mas viveram felizes.
Numa total fidelidade aos planos de Deus, S. José, com o fruto do seu trabalho procurou que não faltasse o indispensável para o sustento de Jesus e de Sua Mãe, Maria Santíssima.
Quando certo dia Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles o soubessem, não descansou, enquanto O não encontrou.
A vida de oração, o espírito de trabalho, a humildade e atenção familiar, sempre numa total fidelidade ao Senhor, são valores que todas as famílias podem e devem imitar.
Que S. José interceda junto de Jesus por todos os pais e educadores da terra para que sejam sempre fiéis aos planos de Deus e assim contribuam para que todo o agregado familiar possa experimentar as alegrias que só Deus a todos pode e quer dar. Este é o caminho certo para «cantarmos eternamente as misericórdias do Senhor».