1 de maio de 2016 – 6º Domingo da Páscoa

O Senhor veio ao mundo para salvar a humanidade. Deu a vida por nós. Ressuscitou glorioso. Nós queremos viver a Sua Doutrina. Por isso aqui estamos reunidos para O escutar, para O adorar.

O Senhor fundou a Igreja

Ao longo dos séculos Deus foi preparando o Povo Eleito para a vinda do Messias Redentor.

Jesus veio ao mundo há dois mil anos. Muitos não O receberam. Mas houve pessoas que se dedicaram inteiramente a Ele. Dessas quis escolher doze, os doze Apóstolos e com eles fundou a Igreja. A Igreja una, santa, católica e apostólica.

Os Apóstolos partiram ao encontro dos povos, convidando-os para Cristo, para a Sua Igreja. Graças a eles e aos seus sucessores, também nós hoje somos a Igreja de Cristo (1ª leitura).

Como estamos agradecidos ao Senhor por ser tão nosso amigo! Ele não precisava de nós mas convidou-nos para o Seu Reino. Por isso nós O louvamos com os crentes e pelos povos de toda a terra! (Salmo Responsorial).

Procedendo assim, estamos a ser bons cristãos, seguimos o caminho da perfeição e santidade, tornando a Igreja mais acolhedora e bela (2ª leitura).

Se cumprirmos bem os nossos deveres em casa, na escola, na profissão, na sociedade e se vivermos unidos ao Senhor, os que não acreditam começarão a reflectir e talvez se juntem a nós porque uma luz diferente ilumina a nossa vida.

O Senhor está sempre connosco

Não esqueçamos a recomendação do Senhor: «Quem Me ama guardará a Minha Palavra e Meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada» (Jo 14, 23).

O Senhor ama-nos tanto que deu a vida por nós pregado na Cruz. Sabendo que somos pecadores, deixou-nos o Sacramento da Penitência para nos perdoar sempre.

Vem ao nosso encontro na Sagrada Comunhão, oferecendo-nos todas as graças de que necessitamos para cumprirmos a missão que nos confiou durante a vida terrena.

Aos desanimados apresenta o exemplo dos santos que viveram no nosso mundo, conseguindo superar as dificuldades surgidas no amor a Deus e ao próximo.

Aos que vacilam aponta a perseverança dos anjos que se mantiveram sempre fiéis a Deus, ajudando os homens a vencer as seduções do demónio para jamais se separarem d’Ele.

O Senhor deu-nos como Mãe a Sua própria Mãe, a Virgem Santa Maria. Nossa Senhora está presente na Igreja e no Mundo para nos apontar o caminho, para nos defender dos perigos, para nos acompanhar na vida, para estar junto de nós na hora da morte, para com Ela sermos eternamente felizes no Céu.