1 de janeiro de 2024 – Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus -Ano B

1. Maria, Mãe do Príncipe da Paz

Começamos o ano de 2024 solenizando-o com um dia santo, e feriado, pela invocação de Santa Maria, Mãe de Deus.

 Diz-nos o Evangelho que Maria “conservava” todas as palavras que os pastores diziam, “meditando-as em seu coração”. Ora, depois das festas do Natal e no início de um novo ano torna-se essencial, e salutar, que cada um de nós saiba, e queira, conservar e meditar toda a Palavra de Deus que ouviu aos longo das festividades natalícias; palavra essa que nos foi dirigida de um modo personalizado, não de um qualquer modo, ou por qualquer pessoa, ou por qualquer ‘pastor’… mas pelo Filho de Deus, por uma pessoa concreta e verdadeira, com nome: Jesus!

Por Jesus foi-nos trazida a vida com Deus, da qual somos co-herdeiros. Esta herança deve ser seriamente meditada e conservada para que o reino de Deus aconteça, como Maria permitiu que acontecesse!

Com Maria, por Maria e como Maria, a Igreja convida-nos, no início deste ano, a abrirmos a nossa vida à paz e à bênção que de Deus nos vem com Jesus Cristo. E ainda que os nossos dias pareçam ser cada vez mais de insegurança, incerteza, calamidades e guerras, aí está, por Maria, Mãe de Deus, o Príncipe da Paz a dizer-nos que o Pai Se compadece de nós e nos concede a paz. É certo que não uma paz como os ‘homens do mundo’ no-la querem dar, mas, seguramente, segundo a vontade do Pai: “enviando aos nossos corações o Espírito de seu Filho” (Gal 4. 6)!

Abramos, então, de uma vez por todas e para sempre, o nosso coração ao Príncipe da Paz, para que em todos e cada um de nós, e por toda a humanidade, se possa irradiar uma nova onda de santidade e de paz e possamos todos regressar ao nosso dia-a-dia, glorificando e louvando – como os pastores – a Deus por tudo o que ouvimos e vimos!

Hoje, talvez, a ter-se realizado connosco as coisas que aconteceram aos pastores, quereríamos trazer uma ‘recordação’, um milagre, quem sabe!?… Os pastores, pelo contrário, sentiram felicidade em regressar glorificando e cantando, pelo que ouviram e viram! Estarão os nossos ouvidos atentos e os nossos olhos abertos?

 

 

2. Maria, Mãe da esperança

No caminho da sua maternidade, Maria teve que atravessar mais do que uma noite sombria, desde a anunciação ao Calvário. Maria é uma mulher que não se deprime face às incertezas da vida; nem uma mulher que protesta e se lamenta contra a sorte que muitas vezes se Lhe apresentava hostil. Pelo contrário, é uma mulher que aceita a vida como vem, com os seus dias felizes, mas também com as suas tragédias. Ela simplesmente está esperando contra toda a esperança.

No Pentecostes, no primeiro dia da Igreja, reencontramos Maria como Mãe da Esperança em meio àquela comunidade de discípulos tão frágeis: um tinha negado o Mestre, muitos tinham fugido, todos tinham medo. Maria simplesmente estava lá no seu modo normal de ser, como se fosse algo natural: a Igreja primitiva, envolvida pela luz da Ressurreição, mas também pela incerteza e o medo dos primeiros passos a dar no mundo.

Na verdade, Maria ensina-nos a virtude da esperança, mesmo quando tudo parece sem sentido, porque ela confia em Deus. Também nestes momentos difíceis que estamos a atravessar, Maria possa sempre amparar os nossos passos e continue a ser para todos nós Mãe de esperança.

Check Also

21 de abril de 2024 – 4º Domingo da Páscoa | Domingo do Bom Pastor -Novos Acólitos

Neste solene dia na nossa Igreja Paroquial tivemos o Rito da Investidura de 4 novos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.