Voluntariado: Projeto «SETE» leva jovens à Cova da Iria para acolher peregrinos e aprofundar Mensagem de Fátima

Iniciativa decorre de 9 de julho a 2 de setembro

Fátima, 08 jul 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover a partir de segunda-feira o primeiro turno do projeto SETE, com o qual propõe a jovens, dos 16 aos 35 anos, uma experiência “imersiva” de voluntariado.

Pedro Valinho, diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos no Santuário de Fátima explica à Agência ECCLESIA que o objetivo é trazer os jovens a “uma dinâmica” que se insere numa “longa tradição de voluntariado” na Cova da Iria.

“É, ao mesmo tempo, uma dinâmica de imersão no próprio espaço, na atividade e na mensagem que este lugar oferece”, precisa.

O trabalho vai passar sobretudo pelo acolhimento dos peregrinos, ao mesmo tempo que os voluntários aprofundam a Mensagem de Fátima.

O Santuário explica, em comunicado, que de 9 de julho a 2 de setembro, estes voluntários vão estar a colaborar nos diferentes espaços percorridos pelos peregrinos: Capelinha das Aparições, basílicas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e da Santíssima Trindade, posto de informações, Via-Sacra e monumento dos Valinhos.

Será também o voluntariado do projeto SETE a garantir o funcionamento da Casa do Jovem do Santuário de Fátima, de quarta-feira a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e das 15h00 às 18h00.

A designação SETE faz alusão à sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de junho de 1921.

A iniciativa, proposta em conjunto pelo Departamento para o Acolhimento de Peregrinos e pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, recebeu, até ao momento, cerca de 80 inscrições.

Ana Ribeiro, de 16 anos, vai participar no primeiro turno, que decorre entre a próxima segunda-feira e o dia 15 de julho.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, a jovem estudante de Paredes, Porto, sublinha o “grande desafio” e a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a Mensagem de Fátima.

“Eu sempre quis fazer voluntariado e esta pareceu-me uma boa oportunidade, sobretudo por ser no Santuário de Fátima, um lugar onde vou frequentemente em peregrinação com a família, e onde já vivi experiências únicas. Agora, com este projeto, espero conhecer pessoas novas, poder ajudar os peregrinos e aprofundar ainda mais aquilo que já conheço sobre Fátima”.

Clara Pardal, de 20 anos, convenceu cinco amigas a participarem consigo neste projeto de voluntariado do Santuário.

A jovem da paróquia da Falagueira, do Patriarcado de Lisboa, já teve contacto com a Mensagem de Fátima, através de um retiro para catequistas.

“Espero uma semana diferente e produtiva. Independentemente do serviço que fizer, tenho a certeza de que vai ser uma experiência que me vai ajudar a crescer como pessoa”, assinala.

As inscrições devem ser feitas até 15 dias antes do turno pretendido, através de formulário online, através do email voluntarios@fatima.pt.

O projeto SETE vai estar em destaque na emissão de 10 de julho do programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (22h45), numa semana dedicada a inciativas de voluntariado promovidas pela Igreja Católica.

OC

 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.