Vaticano: Papa elogia jovens que se dedicam a ações de voluntariado nas férias

Francisco diz que vida cristã exige coerência e critica atitudes de «hipocrisia»

Cidade do Vaticano, 18 ago 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco elogiou hoje no Vaticano os jovens que se dedicam a ações de voluntariado durante as férias, referindo que a vida cristã exige “coerência” e disponibilidade para “servir o próximo”.

“Penso com admiração em tantas comunidades e grupos de jovens que, também durante o verão, se dedicam a este serviço em favor dos doentes, pobres, pessoas com deficiência”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, antes da recitação da oração do ângelus.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco destacou a necessidade de “novas iniciativas de caridade” para responder às “novas necessidade que se perfilam no mundo”.

“Trata-se de não viver de forma hipócrita, mas estar dispostos a pagar o preço de escolhas coerentes – esta é a atitude que cada um de nós deve procurar na vida, coerência” com o Evangelho, precisou.


É bom dizer-se cristão, mas é preciso, sobretudo, ser cristão nas situações concretas, testemunhando o Evangelho que é, essencialmente, amor a Deus e aos próximos”.

Comentando a passagem evangélica que foi lido durante as celebrações dominicais nas comunidades católicas de todo o mundo, o Papa destacou que Jesus apresenta um tempo de “escolhas decisivas”, no qual “não se pode adiar a opção pelo Evangelho”, que supera qualquer “divisão entre indivíduos, categorias sociais, povos e nações”.

Francisco defendeu uma caridade “aberta a todos”, com uma única preferência, “pelos mais pobres e os excluídos”.

A intervenção questionou ainda os católicos que mantêm “práticas religiosas” contrárias à fé, como o recurso à cartomancia, por exemplo.

“Isto é superstição, não é de Deus”, sustentou o pontífice.

Após a oração, o Papa deixou uma saudação aos vários grupos presentes, incluindo escuteiros portugueses de Rio de Loba, despedindo-se com os tradicionais votos de “bom domingo” e “bom almoço”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.