Vaticano: Papa convida católicos a rezar por quem vive do mar

Francisco destaca desafios colocados pela «concorrência da pesca industrial e a poluição»

Cidade do Vaticano, 04 ago 2020 (Ecclesia) – O Papa alertou para as dificuldades que pescadores e outros pessoas que vivem do mar têm de enfrentar, denunciando situações de “trabalho forçado” e “abandono em portos distantes”.

“A concorrência da pesca industrial e a poluição tornam o seu trabalho ainda mais complicado. Sem os trabalhadores do mar, muitas partes do mundo passariam fome”, acrescenta Francisco, na edição de agosto de ‘O Vídeo do Papa’.

A iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa apresenta a intenção que este propõe aos católicos de todo o mundo: “Rezemos por todas as pessoas que trabalham e vivem do mar, entre eles os marinheiros, os pescadores e suas famílias”.

A edição de agosto foi realizada em colaboração com o Apostolado do Mar/Stella Maris.

Em nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIa, os organismos católicos recordam que a pesca marinha emprega, direta ou indiretamente, mais de 200 milhões de pessoas e que mais de 3 mil milhões dependem da biodiversidade marinha e costeira para a sua subsistência.

A Agência Europeia de Segurança Marítima declarou através de um relatório que, entre 2011 e 2020, houve 745 mortes de trabalhadores do mar e quase 9 mil feridos, entre outras trágicas estatísticas deste setor.

O diretor internacional do Apostolado do Mar/Stella Maris, padre Bruno Ciceri, observa que, “desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a vida dos marinheiros, pescadores e suas famílias foi significativamente afetada”.

“À medida que a situação evolui, os nossos capelães e voluntários procuram trabalhar para apoiar as necessidades dos trabalhadores do mar e garantir que eles não sejam maltratados no serviço prestado a outras pessoas durante a pandemia”, acrescenta o sacerdote.

O Apostolado do Mar/Stella Maris, que em outubro completa 100 anos, é uma obra pontifícia afeta ao Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, presente em mais de 300 portos, que acompanha os profissionais ligados à atividade marítima, particularmente no setor da pesca, prestando assistência social, moral e espiritual aos pescadores e às suas famílias.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.