Semana Nacional de Migrações quer deixar mensagem contra individualismo e indiferença

Programa inclui peregrinação ao Santuário de Fátima

Fátima, 10 ago 2019 (Ecclesia) – O bispo que acompanha a Obra Católica Portuguesa das Migrações convidou a “ver no migrante a sua dignidade de ser pessoa, com os mesmos direitos e deveres”, numa mensagem para a Semana Nacional das Migrações 2019.

“Hoje em dia temos de lutar contra o individualismo, a indiferença, ou mesmo contra a consideração dos migrantes como causa dos males que afetam as sociedades”, escreveu D. António Vitalino, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

A 47.ª Semana Nacional das Migrações, promovida pela Igreja Católica de 11 a 18 de agosto, vai terminar com uma Jornada de Solidariedade.

“Peço também para não esquecermos a nossa oferta solidária, pois há muitos migrantes e refugiados a precisar de ajuda da Igreja”, apela D. António Vitalino.

Na mensagem intitulada ‘Somos todos migrantes e muito mais’, o bispo emérito de Beja explica que os migrantes “obrigam a lutar contra os medos, contra o fechar-se em si mesmo”, em vez de se encontrar com a pessoa do outro, “sobretudo do mais frágil, levando à cultura do encontro”.

“Fomos criados para comunicar e para a comunhão. Isso apenas se consegue exercitando a caridade, deixando-nos comover, pois neles vemos a nossa humanidade e o próprio Cristo”, realçou.

A partir da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre Migrantes e Refugiados, de 12 de abril de 2018, D. António Vitalino salienta que o migrante deve “ser acolhido e não devolvido ao país de origem”, protegido e não apenas socorrido, “promovido em vez de abandonado à sua sorte, de ser integrado na sociedade e não empurrado para guetos”.

“Infelizmente não é apenas por causa da sua condição de ser peregrino que o ser humano se desloca do torrão e do país onde nasceu. Mas também devido a guerras, a perseguições, a cataclismos e à fome”, alertou.

‘Não São Apenas Migrantes’ é tema desta semana onde se destaca a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado 2019 ao Santuário de Fátima, presidida pelo prefeito da Congregação para os Bispos (Santa Sé), o cardeal Marc Ouellet, nos dias 12 e 13 de agosto.

Pela Cova da Iria passam emigrantes em vários países, como Angelina Ferreira, que deixou a Venezuela por causa da crise, mas recorda a “devoção” com que todos veneravam Nossa Senhora de Fátima.

“Tenham fé, tenham esperança, que nós ainda vamos voltar todos à Venezuela e fazer a festa a Nossa Senhora de Fátima”, diz à ECCLESIA.

Maria de Fátima Oliveira é filha de portugueses, mas nasceu e viveu na Venezuela até ser obrigada a sair do país, procurando uma vida melhor em Portugal.

“Foi fazer o que fizeram os meus pais há muitos anos: emigrar para procurar uma melhor qualidade de vida para os meus filhos e para nós, também”, refere.

Fátima era paragem obrigatória para Ana Patrícia, antiga emigrante no Mónaco, para quem não havia regresso a casa sem passar pela Cova da Iria para “agradecer e recarregar baterias”.

Maria, emigrante cabo-verdiana em França, também procura Fátima para encontrar “a força para aguentar mais um ano” de trabalho.

O tema vai estar em destaque na próxima emissão do programa «70×7», este domingo, pelas 17h10, na RTP2.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.