Roma, Lisboa e o mundo

O segundo consistório do atual pontificado reveste-se de uma importância particular para a Igreja Católica em Portugal, ao confirmar a já secular tradição da criação cardinalícia do patriarca de Lisboa. A missão agora confiada a D. Manuel Clemente pelo Papa Francisco vai para além, no entanto, da repetição de um gesto mecânico, e pode ser lida à luz da preocupação com as periferias geográficas e existenciais que o atual pontífice tem vindo a manifestar, sistematicamente.

Ao criar 15 cardeais eleitores de 14 países dos cinco continentes, Francisco reforça a sua intenção de universalizar o Colégio Cardinalício – embora ainda existam mais eleitores italianos do que de toda a América Latina e Caraíbas – e confirma que o seu modelo de governo não é o de uma multinacional, que procura centralizar poderes e espaços de decisão: pelo contrário, são os que estão na linha da frente da ação da Igreja Católica, em todas as culturas e nos mais variados pontos do globo, que têm a missão de apresentar caminhos, experiências, para que as decisões não nasçam sem referência à realidade concreta. Para o Papa, o verdadeiro poder é serviço e, nesse contexto, o cardinalato não é, obviamente, um prémio, mas uma ‘vocação’, um chamamento para contribuir mais de perto no serviço de unidade que o Bispo de Roma desempenha.

A nomeação do patriarca de Lisboa não foge a esta lógica, pelo contrário: Portugal é uma das periferias da Europa e sofre, ainda hoje, com essa circunstância. A presença histórica do catolicismo no nosso país revela, por outro lado, o ‘poder das periferias’: este pequeno país foi capaz de ultrapassar aquilo que as suas forças poderiam fazer supor, levando o Evangelho a milhões de pessoas, em muitos casos pela primeira vez.

Simbolicamente, o Papa escolhe ainda como cardeal um bispo de Cabo Verde, D. Arlindo Furtado, vindo do que poderíamos designar como “periferia das periferias”, confirmando o dinamismo deste legado lusófono nos vários continentes, a que se soma a criação cardinalícia de D. Júlio Langa, bispo emérito de Xai-Xai, em Moçambique.

Francisco mostra, cada vez mais, que a renovação em curso não se quer limitar a operações cosméticas, mas é interior, de atitude, questionando toda a Igreja Católica sobre o que deve ser e como deve estar no século XXI, fiel à sua identidade.

Octávio Carmo

Agência Ecclesia

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.