Quaresma: Episcopado português participa numa semana de retiro orientado pelo cardeal Sean O’Malley

Arcebispo de Boston é um dos conselheiros do Papa e preside à Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores

Lisboa, 10 mar 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, cardeal Sean O’Malley, vai estar em Portugal entre os dias 11 e 15 de março para orientar o retiro do episcopado português.

No início da Quaresma, em cada ano, os bispos de Portugal encontram-se em Fátima para uma semana de silêncio, reflexão e oração, participando num retiro espiritual de preparação para a Páscoa.

Durante a semana de retiro deste ano, as meditações vão ser propostas pelo cardeal Sean Patrick O’Malley, que integra o Conselho de Cardeais que reúne periodicamente como órgão consultivo do Papa Francisco e preside à Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores.

Sean Patrick O’Malley fez os primeiros votos religiosos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 1965; tem mestrado na área da educação e doutoramento em literatura espanhola e portuguesa; nasceu em Lakewood, no Estado de Ohio, em 1944, numa família católica de ascendência irlandesa.

O cardeal foi membro da direção da Associação de Cooperação com a Universidade Católica Portuguesa (ADCUP), que se destacou no apoio à UCP, sob a direção do cardeal luso-americano Humberto Sousa Medeiros (1915-1983).

Em junho de 2018, a Universidade Católica Portuguesa atribuiu o título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao cardeal Sean O’Malley, apresentada como um “amigo de Portugal” e da instituição de ensino.

Em 1985, D. Sean Patrick O’Malley fez foi agraciado com a Comenda da Ordem Infante D. Henrique em reconhecimento pelo trabalho junto da comunidade de luso-americanos; em 2016 foi condecorado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

OC/PR

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.