Quaresma em novo confinamento

O ano passado fomos apanhados a meio da Quaresma naquilo que é designado como o primeiro confinamento, que durou de 15 de março (3.º domingo da quaresma) até 31 de maio (domingo do Pentecostes)…
Há quase um ano atrás a surpresa causou medo…o medo gerou suspeita… a suspeita provocou dúvida…a dúvida fez mudar os comportamentos…essa mudança trouxe novas formas de estar em sociedade… essas formas, maioritariamente, foram fechando as pessoas, que se vem tornando mais egoístas, desconfiadas e mesmo interesseiras… umas para com as outras e até para com Deus.
Para encontrarmos pistas de reflexão sobre tudo isto, que nos tem estado a acontecer desde os finais de março do ano passado, vamos cingir-nos a aspetos, desta vez, mais de ordem da dimensão espiritual, não esquecendo as suas manifestações no âmbito cristão/católico… onde se podem incluir algumas iniciativas programadas para este longo tempo de suspensão das celebrações religiosas reformuladas, bem como as necessárias implicações deste longo ‘deserto’ a que fomos confinados por obrigação sanitária e sentido cívico.

a) Linguagem, postura e comunicação
Não podemos usar uma linguagem demasiado do liturguês, porque os não-iniciados não compreendem nem tão básica sem isso possa parecer que os mistérios se reduzem a expressões banais; a postura se é de ver o rosto e as suas expressões, o uso da máscara, para além de ser desnecessário, tal a distância das pessoas umas em relação às outras, inviabiliza qualquer expressividade por muito simples que esta se possa verificar; comunicação é bem diferente de falar para ouvintes e para telespectadores ou internet-ouvintes, estes estão perto embora longe, mas querem ter uma mensagem que possa ser pessoal, próxima e adequada às suas circunstâncias… ou, então, desligam ou procuram quem lhe fale de forma mais do que vazia!
Pôr no ar missas como se estivesse presente uma assembleia presencial não é o mesmo que estar a celebrar para uns poucos – mesmo que representativos – de serviço. Aquelas missas não são ‘teatro’, mas também não podem ser feitas sem cuidado nem menos boa imagem. Mostrar o que se faz é, claramente, diferente de fazer o que se quer mostrar. Há códigos de comunicação e de duração para cada um dos momentos, não se pode, por isso, fazer-de-conta que tudo é igual e com a idêntica valorização. Vamos aprendendo com os erros?

b) Depois do ‘on-line’ que prática presencial?
Há quem considere que o ‘abuso’ de missas na internet, na televisão e nas redes sociais veio enfraquecer a participação presencial – tendo em conta os meses que decorreram desde junho até janeiro – e pode ter criado acomodação a bastantes dos praticantes, agora ‘fidelizados’ à estação televisiva, de rádio ou de linha internet e menos atentos ao incómodo de sair de casa para participar com outros na celebração da fé… Poderemos considerar que certos hábitos de acomodação – já para não falar de negligência ou de omissão – podem trazer consequências graves a curto e a médio prazo: as crianças, os adolescentes e mais velhos deixaram de estar nas nossas assembleias, quando as há; o tempo de ‘catequese’ (nem sequer via internet) não conseguiu criar condições estáveis de fé; alguns ‘ritos’ deixaram a manifesto que eram mais sociais do que cristãos…
Mesmo assim deveríamos mergulhar mais nas causas do que nas possíveis consequências, pois aquelas podem trazer à luz do dia uma nítida falta de evangelização, mesmo que se possa verificar alguma sacramentalização…algo superficial senão mesmo anódina, descomprometida e vazia.

c) Que esperar da quaresma deste ano?
«Neste tempo de Quaresma, acolher e viver a Verdade manifestada em Cristo significa, antes de mais, deixar-nos alcançar pela Palavra de Deus, que nos é transmitida de geração em geração pela Igreja. Esta Verdade não é uma construção do intelecto, reservada a poucas mentes seletas, superiores ou ilustres, mas é uma mensagem que recebemos e podemos compreender graças à inteligência do coração, aberto à grandeza de Deus, que nos ama ainda antes de nós próprios tomarmos consciência disso. Esta Verdade é o próprio Cristo, que, assumindo completamente a nossa humanidade, Se fez Caminho – exigente, mas aberto a todos – que conduz à plenitude da Vida» – mensagem do Papa para Quaresma deste ano.
Cuidemos, por isso, de ter tempo de oração pessoal, familiar e, quanto possível, comunitário. Escutemos a Palavra de Deus diariamente. Usemos os meios que a Igreja nos propõe – jejum, caridade (renúncia quaresmal) e reconciliação. Estamos confinados fisicamente, mas não nos deixemos condicionar espiritualmente, estando atentos às sugestões da nossa diocese e às possíveis propostas da nossa paróquia. Como nos refere o Papa Francisco: «cada etapa da vida é um tempo para crer, esperar e amar. Que este apelo a viver a Quaresma como percurso de conversão, oração e partilha dos nossos bens, nos ajude a repassar, na nossa memória comunitária e pessoal, a fé que vem de Cristo vivo, a esperança animada pelo sopro do Espírito e o amor cuja fonte inexaurível é o coração misericordioso do Pai».
Deus cuida sempre de nós. Cuidemos, agora, uns dos outros, em Igreja e como Igreja católica.

 

Fonte:https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: António Sílvio Couto, Diocese de Setúbal

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.