PROGRAMA QUARESMAL

Neste tempo da Quaresma somos convidados a elaborar a ementa para este tempo de preparação para a Páscoa. Sugerimos três coisas.

1. Abstinência
Tradicionalmente, trata-se de nos abstermos de comer carne às sextas-feiras. Mas, atualmente, sem omitir essa privação somos convidados a uma abstinência diferente. Por exemplo, abster-se das palavras que ferem, da ira, do pessimismo, da soberba, da avareza, da inveja, do rancor, da preguiça. Podemos acrescentar: abster-se de fumar, de ver TV, de usar redes sociais. E, sobretudo, abster-se de todo o egoísmo.

2. Oração
Este é o tempo em que tomamos consciência de que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Vivendo neste mundo tão barulhento, é saudável retirar-se para um lugar silencioso, abrir os Evangelhos e ler um facto aí narrado. Depois meditar, para vermos como Jesus tratava as pessoas, sobretudo os doentes e os pecadores. Em seguida, interrogarmo-nos para ver como podemos pensar, sentir e agir como Jesus.

3. Solidariedade
Tradicionalmente, recomendava-se a esmola. Mas hoje não basta dar uma moeda ao pedinte que está na rua. Temos de alargar os horizontes e sonhar com uma comunidade cristã onde ninguém passa necessidade, como acontecia na primeira comunidade de Jerusalém. E sonhar também com um país onde não há crianças a passar fome, jovens desempregados, idosos abandonados. A Quaresma acorda-nos para a solidariedade.

Fonte:
Cavaleiro da Imaculada
Nº 1020 | março de 2019 | ano 59

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.