Primeira igreja no Algarve dedicada ao padroeiro da diocese vai ser inaugurada

A primeira igreja do Algarve dedicada a São Vicente, diácono, mártir e padroeiro principal da diocese algarvia, vai ser inaugurada no dia 20 deste mês.

A bênção e dedicação da igreja da comunidade do Rogil, da paróquia de Aljezur, será presidida às 16h30 pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, na eucaristia da solenidade de São Vicente.

A igreja do Rogil, em plena Costa Vicentina, era um anseio antigo dos rogilenses e a sua construção teve início em 2012, com o lançamento da primeira pedra em maio daquele ano. Aquela comunidade celebrou a eucaristia ao longo de 20 anos no pequeno salão da Junta de Freguesia local, emprestado para esse fim. Desde outubro de 2011 deixaram de celebrar ali, passando para o edifício de um antigo supermercado, cedido gratuitamente pelo seu proprietário, para a celebração dominical.

A igreja, cujo custo de construção deverá ascender a mais de 250.000 euros (mais IVA), foi construída num terreno com cerca de 1360m2 cedido pela Câmara de Aljezur a título gratuito em 2009 e foi apoiada pela autarquia em cerca de 55.000 euros para a construção e 15.000 euros para mobiliário. A este apoio juntou-se outro proveniente da Junta de Freguesia local e de uma empresa e de particulares no valor de cerca de 40.000 euros.

A renúncia quaresmal da Diocese do Algarve do ano passado também reverterá para aquele fim, mas o valor ainda não está apurado.

O projeto inicialmente previsto contempla ainda uma segunda fase de construção que inclui centro paroquial anexo, casas mortuárias e uma residência paroquial que poderão ser edificados futuramente se se justificar e houver disponibilidade financeira.

Fonte:https://folhadodomingo.pt