Presidente do dicastério para a Nova Evangelização vem ao Algarve falar ao clero das dioceses do sul do país

O presidente do dicastério para a Nova Evangelização (Santa Sé) virá este mês ao Algarve apresentar duas conferências ao clero das dioceses do sul do país.

D. Rino Fisichella referir-se-á nos dias 28 e 29 de janeiro aos temas “O Homem em crise: O desafio das Antropologias” e “A autonomia das realidades terrenas: secularismo e/ou secularização? Que evangelização para o Mundo Hodierno?”.

A intervenção do colaborador do papa Francisco ocorrerá no âmbito da atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal que volta a realizar-se de 28 a 31 deste mês em território algarvio, concretamente numa unidade hoteleira em Albufeira, promovida pelo décimo segundo ano consecutivo pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.

Segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso, serão ainda conferencistas na formação do clero do sul os padres da Diocese do Algarve, Mário de Sousa e António de Freitas. O primeiro abordará, no dia 29, o tema “O Homem: imagem e semelhança de Deus, e em Cristo, filho no Filho. Tópicos para uma reflexão bíblica sobre o Homem”. O segundo referir-se-á, no dia 30, à temática “Os homens e mulheres de boa vontade, hoje. Que pontes estabelecer?”.

Serão ainda palestrantes da iniciativa o padre Alexandre Palma, sacerdote do Patriarcado de Lisboa, no dia 29 sobre o tema “O Cristianismo e o desafio das principais Antropologias ao longo dos Séculos”, e o padre Vasco Pinto de Magalhães, sacerdote jesuíta, no dia 30 sobre o tema “O Homem é a medida de todas as coisas? Os novos contextos da evangelização”.

No dia 30, será ainda apresentada uma conferência sobre “A Ideologia do Género” por Isilda Pegado, presidente da Federação Portuguesa pela Vida, e no dia 31 as jornadas encerram-se com uma mesa redonda que deixará “Desafios para a pastoral da Igreja”, tendo em conta os sectores dos jovens, das mulheres e das vocações.

 

Fonte:https://folhadodomingo.pt

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.