PPPP – Propósitos: poucos, pequenos e possíveis

O esforço para encontrar os meus erros é terrível. Eles fogem, escondem-se ou confundem-se com virtudes. Talvez nós mesmos sejamos as principais vítimas das nossas capacidades de iludir, omitir e mentir.

Passamos parte do tempo a justificarmo-nos e a tentar encontrar, ou inventar, boas intenções para os nossos desacertos.

Apesar de tudo, é sempre possível descobrir os pontos fracos das escolhas na minha vida. Os meus erros não são o que eu sou. São defeitos onde me posso aperfeiçoar. Não são poucos, mas de nada vale tentar corrigir-me de uma vez só, passando da escuridão à luz através de um único golpe, por mais belo, firme e heroico que pudesse ser.

A estratégia correta será progredir de forma simples, firme e perspicaz.

Seria excelente que a cada noite estabelecêssemos para o dia seguinte um ou dois propósitos de melhoria, simples e alcançáveis sem grande esforço. Depois, se fossemos capazes de nos empenhar em não deixar passar o dia sem que os tornássemos reais, então estaríamos no melhor dos nossos caminhos, o do aperfeiçoamento.

O reconhecimento da culpa, o arrependimento e o esforço para superar a falta são degraus que nos elevam e levam ao melhor de nós. Não de uma vez só. A vida também é essa escadaria quase sem fim.

Quem se perdoa a si mesmo torna-se capaz de, sob a luz da verdade, olhar para a história da sua vida.

Quantas vezes peço perdão a mim mesmo?

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt

Autor: José Luís Nunes Martins

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.